Curtaflix- Festival de Curtas Online: 293 filmes com exibição gratuita

De em abril 2, 2021

Mostra de curtas brasileiros já produzidos, de vários gêneros

 

 

Se continuamos em isolamento em razão do recrudescimento da pandemia da Covid-19, as artes sempre nos trazem alento. Na próxima semana tem início mais um evento dedicado ao cinema e o público irá acompanhar tudo de casa; de 8 a 17 de abril acontece o Curtaflix–Festival de Curtas Online, com a exibição gratuita de 293 filmes brasileiros de curta-metragem, de diversos gêneros. Tudo pela plataforma curtaflix.com.br.

 

A curadoria é assinada por 21 profissionais da área de cinema e os filmes foram agrupados em 63 sessões — cada curador criou 3 sessões de até 90 minutos cada — com os mais variados temas, como orgulho negro, ambiental, infantil, futebol e surfe, animação, música, cinema fantástico e de terror, comédias, dentre outros.

 

 

A intenção dos organizadores do festival é difundir para o grande público filmes de curta-metragem já produzidos e de grande qualidade, mas que estão perdidos na internet.

 

 

 “A missão da curadoria foi selecionar filmes que já estão disponíveis online e aproximá-los a partir de percepções únicas. O objetivo do projeto é trazer visibilidade aos curtas-metragens conhecidos, mas que não atingem um público mais geral. Desejamos que eles sejam vistos de uma nova forma, trazendo novos públicos e, quem sabe, novos interesses comerciais”, afirma Victor Fisch, um dos curadores do evento.

 

 

A copa do mundo no Recife, de Kleber Mendonça Filho

 

 

Dos participantes do Curtaflix destaque para cineastas consagrados, como Kleber Mendonça Filho, que traz três curtas para o evento: Vinil Verde, Recife Frio e A Copa do Mundo no Recife.

 

 

 

 

Nelson Cavaquinho, de Leon Hirszman

 

 

Leon Hirszman também participa com dois curtas-metragens, Ecologia e Nelson Cavaquinho; o pioneiro do cinema brasileiro, Humberto Mauro, não ficou de fora desta mostra, está presente com A Velha a Fiar.

 

 

 

 

 

 

Acossada, de Karen Akerman

 

 

Destaque ainda na programação para Acossada, de Karen Akerman, Território Vermelho de Kiko Goifman e para o curta No devagar depressa dos tempos, da documentarista Eliza Capai.

 

 

 

 

 

A onda traz, o vento leva, de Gabriel Mascaro

 

 

O cineasta pernambucano Gabriel Mascaro participa com o curta A onda traz, o vento leva; já Fáuston da Silva está no festival com o curta Meu amigo Nietzsche.

 

 

 

 

 

 

República, de Grace Passô

 

 

A atriz e diretora mineira Grace Passô também está relacionada na programação do evento com o curta República, filme produzido em 2020 no centro de São Paulo, em plena pandemia, e que mostra uma brasileira que, ao despertar, se vê num país mergulhado em atos violentos.

 

 

 

 

Meu amigo Nietzsche, de Fáuston da Silva

 

 

O Curtaflix é uma realização da Trapézio Produções Culturais e o evento foi viabilizado pelo Edital ProAC Expresso /Lei Aldir Blanc, de auxílio emergencial à cultura. Todos os filmes ficam disponíveis ao público gratuitamente durante a programação do festival e parte deles estará acessível na plataforma durante um ano. Acompanhe a mostra pelo site oficial.

 

 

 

 

 


Serviço:

Curtaflix – Festival de Curtas Online. São 293 filmes exibidos online gratuitamente no site do festival: www.curtaflix.com.br. De 08 a 17 de abril de 2021.

 

 

Fotos: divulgação

28º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: