DVD mostra a combativa carreira do advogado Modesto Carvalhosa

De em maio 10, 2012

Capa do DVD dirigido por Sofia Carvalhosa

Oitenta anos de idade! Uma data tão importante na vida de uma pessoa não pode passar em branco. Foi com este pensamento que Sofia Carvalhosa resolveu presentear o pai, o advogado Modesto Carvalhosa, com o DVD Modesto à Parte- uma conversa com Modesto Carvalhosa, que ela produziu e dirigiu. Num bate-papo descontraído em seu escritório, Modesto conta os principais acontecimentos de sua vida e, desta maneira despretensiosa, faz um emocionado relato dos fatos relevantes ocorridos no Brasil nas últimas décadas, já que esteve à frente dos principais movimentos políticos da sociedade civil deste período.

Antônio Cândido dividiu com Modesto a presidência da ADUSP, em 1977

 

Sofia produziu o filme para homenagear os 80 anos do pai

Com a participação especial de Antônio Cândido —  vice-presidente na gestão de Modesto à frente da ADUSP (Associação dos Docentes da USP) —, o filme começa com o advogado falando de sua infância, passada no interior do Estado, nas cidades de Rio Claro, Pirassununga e Araraquara. Filho de pastor presbiteriano e professora, Modesto e seus três irmãos tiveram uma formação rígida e sem vícios, “não se bebia, fumava ou jogava em casa”. A família muda-se para São Paulo em 1943 e Modesto faz uma relação deste fato familiar com a história: houve um fluxo migratório grande neste período para a capital e desde aquela época a cidade já vivia com problemas de infraestrutura —ônibus e trens vivam superlotados.

Sempre conduzido por Sofia que o indaga, Modesto relata seus primeiros empregos (ainda muito novo) até seu ingresso na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. Num período de agitação política, meados dos anos 50, Modesto logo formou sua agremiação, pró-Getúlio Vargas. Já formado, ele é contratado para advogar, mas logo monta o seu próprio escritório, que dentre os primeiros clientes estava o lendário TBC (Teatro Brasileiro de Comédia):
“Conheci todos os grandes artistas, como Cacilda Becker, Walmor Chagas, Paulo Autran. Depois estive com eles na constituição de suas próprias companhias teatrais”, conta com orgulho.

Golpe Militar: linha de frente no combate à ditadura
Para retratar o período devastador que os militares impuseram ao país a partir de 1964, o DVD traz em off relatos jornalísticos do período, juntamente com imagens da movimentação nas ruas (passeatas, comícios e a truculenta repressão militar).
Modesto conta de seu apoio aos grupos guerrilheiros (VAR/Palmares- Vanguarda Armada Revolucionária e ALN- Aliança Libertadora Nacional) e, como estudava na Europa na época, ao desembarcar no Brasil logo foi preso:
“Considerado membro auxiliar destes grupos, fui preso três vezes, entre 1969 e 1971. Numa destas vezes, como havia superlotação no presídio, fui solto mas tinha de me apresentar todos os dias na sede do DOI CODI”, conta.
Sua participação política só se intensificou nesta época, tanto com ações contra o regime totalitário como em atitudes comportamentais: participava da contracultura, rompendo com práticas burguesas dos anos 50. Modesto Carvalhosa promoveu um Seminário da Sociedade Civil, em que buscavam brechas para atuar politicamente; foi desta maneira que conseguiram o tombamento do prédio do Colégio Caetano de Campos.

A combatividade do advogado ficou marcante com sua eleição à presidência da ADUSP, em 1977: liderou a primeira greve de professores e funcionários contra o regime militar na mesma época em que Lula liderava as greves dos operários do ABC. Seu engajamento à campanha da Anistia Ampla Geral e Irrestrita foi imediato.
Outra faceta de Modesto ressaltada no filme é sua aguerrida luta pela preservação da natureza. Tomou à frente da Fazenda do Pinhal (tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional) e durante 30 anos, ao lado de sua esposa, foi o depositário da fazenda. No governo Franco Montoro, presidiu o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo): em sua gestão ocorreu o tombamento do ecossistema da Serra do Mar. Em seguida, Modesto integrou o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Ministério da Cultura):
“Nosso trabalho foi frutífero, com tombamento do Forte de Copacabana, do Copacabana Palace e da Marina da Glória no Rio de Janeiro. Nunca tive medo, nunca tive vínculo com o poder. Agi sempre assim na minha vida”, declara.

Livro relata as investigações da comissão de notáveis sobre a corrupção

No governo Itamar Franco, foi convidado a participar da Comissão dos Notáveis, que investigou a corrupção no governo. “Criamos o Código de Ética do Funcionário Público e nossas investigações foram publicadas no Livro Negro da Corrupção. Pena que no governo FHC o código foi revogado.”
Modesto Carvalhosa não para nunca e Sofia quer saber como ele mantém seu espírito jovial:
“Sou infantil: acordo de manhã pensando em fazer uma molecagem. Acho que isto ajuda a me manter jovem”, confessa.
A cena final prova o que diz: ao lado das netas, Modesto canta e dança, para delírio delas. E na contracapa do DVD Marina Melo define o advogado:
“Modesto Carvalhosa é um octogenário moleque, um engraçadíssimo advogado sério. A mistura de seriedade e bom humor faz de Modesto uma inspiração para a vida”.
Modesto à Parte- uma conversa com Modesto Carvalhosa é uma produção de amor filial, não é vendido e nem tem distribuição comercial. Mas quem tiver interesse, entre em contato com a diretora (sofiacarvalhnosa@uol.com.br).
Quem sabe ela consiga uma edição especial dedicada aos amigos, ex-alunos do pai e amantes da história brasileira contemporânea!  Fico na torcida, pois a história e a experiência de vida de Modesto Carvalhosa merecem chegar ao grande público.

Foto do DVD: Mário Leite
Demais fotos: imagens de arquivo/Google


4 Comentários

Mauricio Politano Lanzelote

junho 12, 2012 @ 09:46

Resposta

Prezada Sra. Sofia, bom dia,

Antes de mais nada agradeço o tempo dispensado para a leitura deste e-mail.

Trabalho diretamente com o Dr. Márcio Tadeu Guimarães Nunes, um ex-aluno dedicado e um profundo admirador do trabalho do Dr. Modesto Carvalhosa.

Gostaria de solicitar maiores informações sobre sua criação, o (DVD) “Modesto à Parte- uma conversa com Modesto Carvalhosa” e como ter acesso/adquirir, se for possível, um exemplar do mesmo?

Gostaria de saber também se há alguma obra escrita, coordenada pelo Dr. Nelson Eizirik, que podemos ter acesso tanto quanto ao DVD?

E por último, sem querer abusar de sua enorme boa vontade, gostaria de pedir o endereço do Dr. Mosdesto Carvalhosa, para envio de alguns livros do Dr. Márcio Tadeu nos quais ele é autor e co-autor, assim o Dr. Modesto poderá disponibilizá-los, casa queira, para a biblioteca que achar mais adequada.

Agradeço antecipadamente toda a atenção dispensada e me coloco à disposição para quaisquer informações que precisar.

Att.

Maurício Politano Lanzelote
Administrativo (RJ)
Bichara, Barata & Costa Advogados
Telefone: +55 21 3231-8011 ramal 439
mauricio.lanzelote@bicharalaw.com.br
http://www.bicharalaw.com.br

Maurício Mellone

junho 12, 2012 @ 14:50

Resposta

Maurício:
Vou repassar seu comentário para a Sofia.
abr

Sofia Carvalhosa

maio 10, 2012 @ 18:07

Resposta

Maurício querido,

que luxo ter meu filme resenhado no seu site: Você resumiu direitinho o dvd que fiz com tanto carinho sobre meu pai. Brinco que é um filme feito em uma edição de mimeógrafo, como antigamente. Quem tiver interesse, posso emprestar uma cópia.

beijo, Sofia

Maurício Mellone

maio 11, 2012 @ 11:17

Resposta

Sofia:
‘edição de mimeógrafo’, mas repleta de amor!
Parabéns pelo trabalho, seu pai merece todas as homenagens!
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: