Em nome do Papa: romance histórico de estreia de Babi Borghese

De em março 26, 2021

Editada pela Chiado Books, obra de Babi Borghese conta o nascimento do barroco do século XVII

 

 

 

“Este romance histórico é um relato de fatos reais baseado em pura ficção”.

 

É desta forma criativa que a jornalista cultural Babi Borghese define seu livro de estreia, Em nome do Papa, editado pela Chiado Books. Com uma linguagem coloquial e contemporânea, a trama faz uma verdadeira viagem entre a São Paulo dos nossos dias e a Europa do século XVII, com foco maior na Itália, tudo para tentar reconstituir a árvore genealógica de Solana Borghese, como a própria autora diz ser seu avatar.

 

Cada capítulo, bem enxuto e emaranhado numa eletrizante trama, mostra as aventuras de Solana, uma estudiosa de alquimia, para desvendar o passado de seus ancestrais vividos nos “seicentos”, período em que o poder da Igreja e do Estado se fundiam, definindo os rumos da política, da ciência e das artes. O leitor é envolto, desde as primeiras linhas, nas pesquisas e aventuras de Sol (como é chamada pelos amigos) e é cúmplice dela em suas descobertas.

 

Solana faz parte de um grupo de estudiosos de alquimia, que percorre o mundo em viagens com o objetivo de meditar por lugares importantes para a história da humanidade, as chamadas viagens da consciência. O livro começa com o grupo em Edingurgh, na Escócia, onde Solana passa por uma experiência pessoal alquímica tão profunda que provoca uma mudança interna. Ela passa a se dedicar de corpo e alma (literalmente) nas pesquisas para desvendar os mistérios de sua ancestralidade. Com a ajuda de Dora, a orientadora do grupo de estudos, Sol faz meditações regressivas e cada capítulo do livro traz as experiências da personagem, tanto as físicas como as psíquicas incitadas pela alquimia. Desta forma há relatos de Sol em São Paulo, onde ela vive, como em Roma, na Itália, em que ela viajou para realizar as pesquisas em importantes bibliotecas e, principalmente, nos Arquivos Secretos do Vaticano. Intercalando presente e passado, cada capítulo traz as aventuras de Sol e os relatos de personagens reais.

Quatro anos durou a pesquisa da jornalista

 

 

 

“Como pesquisadora bissexta, não fui capaz de encontrar os detalhes de como as situações ocorreram no passado, então, inventei. Assim há personagens reais, conexões nem tanto”, esclarece Babi Borghese em nota no final do livro.

 

 

 

 

 

 

Como a trama traz este vai e vem no tempo, mostrando a evolução da pesquisa de Solana e o desvendar dos mistérios de seus antepassados, o leitor fica preso, sentindo-se cúmplice da narradora nesta envolvente teia. Outro atrativo da obra é que a autora optou por uma linguagem contemporânea e coloquial, mesmo quando os personagens do século XVII são os narradores/protagonistas. Desta forma não há quebra de linguagem e o leitor não tem dificuldade em descobrir quem é quem, mesmo com tantas personalidades históricas citadas na pesquisa de Sol, que passam a fazer parte do enredo da obra, como o príncipe Marcantonio Borghese, o cardeal Scipione Borghese e o Papa V, prováveis antepassados de Solana, como o artista plástico Caravaggio e o astrônomo e cientista Galileo Galilei.

Em sua estreia na literatura, Babi Borghese nos brinda com um romance histórico envolvente sobre o nascimento do barroco do século XVII e histórias de bastidores do poder da época. Como a pesquisa para a constituição da árvore genealógica de sua família ficou incompleta, há chances de uma nova obra. Tomara!

 

 

 

 

Ficha técnica:
Titulo: Em nome do Papa
Autor: Babi Borghese
Editora: Chiado Books
Página: 322
Preço: R$ 46, ebook R$ 20
Mais informações: comunicacaobrasil1@grupoeditorialatlantico.com ou (11) 3179-0085

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 

28º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Marcos Zaccharias Publicitário

2 Comentários

Nanete Neves

março 27, 2021 @ 09:33

Resposta

Babi estreou muito bem na literatura. Que venha mais!

Maurício Mellone

março 29, 2021 @ 12:19

Resposta

Nanete, querida:
Concordo com vc, ótima estreia da Babi!
Beijos e obrigado por sua presença constante aqui no Favo!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: