De Maurício Mellone em novembro 22, 2012
O público paulistano terá a oportunidade de assistir a estreia nacional do novo espetáculo da Cia Luna Lunera, de Belo Horizonte/MG, Prazer, inspirado num fragmento do livro Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector.
O premiado grupo mineiro — que já se apresentou em São Paulo em 2008 e 2009 com a peça Aqueles Dois, baseada no conto de Caio Fernando Abreu — desta vez fará duas temporadas na cidade, no CCBB-SP: uma agora em dezembro (de 1º a 16) e depois no início do próximo ano, de 11 de janeiro a 10 de fevereiro. A peça conta a trajetória de quatro amigos que, apesar das inquietações, angústias e impasses cotidianos, tentam a coragem de buscar a alegria.
Prazer, segundo os atores, não é uma adaptação literal do livro Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, da escritora Clarice Lispector:
“Partimos para a leitura desta e de outras obras de Clarice, sem a pretensão de adaptar um de seus textos ou de construir uma encenação que traduzisse seu universo simbólico. Sua obra norteou o processo como fonte de inspiração e alimento poético”, explica Isabela Paes, atriz e codiretora do espetáculo.
A Cia Luna Lunera, que já ganhou diversos prêmios em Minas Gerais e foi indicada ao Prêmio Shell-SP 2008, tem um método bem particular de construir seus trabalhos: todos os atores do grupo envolvidos no espetáculo respondem também pela dramaturgia e direção. Com Prazer, além da direção compartilhada entre os quatro atores — Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva e Odilon Esteves —, o grupo convidou outros profissionais para a criação final:
“Além das semanas de direção de cada um dos atores, convidamos colaboradores para trazerem suas interferências técnicas, estéticas e seus questionamentos artísticos e humanos. Jô Bilac coordenou a criação dramatúrgica; Éder Santos contribuiu na pesquisa e criação de vídeos; a atriz Roberta Carreri conduziu um treinamento intensivo de presença cênica com os atores e o bailarino Mário Nascimento fez a interface entre o trabalho corporal de teatro e dança”, diz o codiretor Zé Walter Albinati, que nesta montagem não sobe ao palco.
Depois das duas temporadas de estreia em São Paulo, a peça vai percorrer as demais sedes do Centro Cultural Banco do Brasil. No Rio de Janeiro Luna Lunera se apresenta de 10 de abril a 02 de junho e em Brasília a temporada será de 06 a 30 de junho de 2013.
Fotos: Adriano Bastos e Carlos Hauck
Roterio:
Prazer. Concepção e dramaturgia: Cia. Luna Lunera. Atuação e codireção: Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves. Codireção: Zé Walter Albinati. Coordenação dramatúrgica: Jô Bilac. Preparação corporal: Mário Nascimento. Residência artística: Roberta Carreri. Figurino: Marney Heitmann. Cenário: Ed Andrade. Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho.
Serviço:
Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo. Informações: tel: (11) 3113-3651 / 3113-3652. Teatro (125 lugares). Horários: Sexta, às 20h, Sábado, às 17h e 20h e Domingo, às 19h. Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Bilheteria: terça a domingo, das 9h às 20h. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física. Duração: 75min. Classificação: 16 anos.
2 Comentários
Neusa Medeiros
abril 25, 2013 @ 09:34
Assisti sua peça e amei…relaçao linda de verdadeiros amigos na saúde na doença, na lucides e na loucura, muito boa!
Maurício Mellone
abril 25, 2013 @ 14:25
Neusa:
A Cia mineira Luna Lunera está com a peça Prazer no Rio (CCBB-RJ); depois se
apresenta em Brasília, na sede do CCBB do Distrito Federal.
Eles tb fizeram muito sucesso com esta peça no Festival de Curitiba.
obrigado por sua visita, volte outras vezes
abr