De Maurício Mellone em dezembro 21, 2017
Em função das festas de final de ano, a grande maioria das produções culturais tem um pequeno recesso nesta época. E geralmente as pessoas também fazem uma reavaliação das atividades realizadas durante o ano. Apesar das dificuldades por que o país ainda passa — uma das maiores crises de sua história, do ponto de vista econômico, político e principalmente moral —, a Arte respondeu com grandes e importantes produções que contribuíram para a reflexão da nossa realidade.
Dos segmentos que o Favo do Mellone joga sua luz, gostaria de salientar algumas produções de extrema relevância. No teatro, destacaria três obras, Grande Sertão: Veredas, montagem de Bia Lessa para o clássico de João Guimarães Rosa, a releitura de Gabriel Villela de Boca de Ouro de Nelson Rodrigues e CÉUS, tragédia contemporânea do libanês Wajdi Mouawad dirigida por Aderbal Freire-Filho. No cinema outras duas produções nacionais de grande valor: O filme da minha vida dirigido por Selton Mello e Como nossos pais, escrito e dirigido por Laís Bodanzky, o grande vencedor do Festival de Gramado/17.
Na música o grande destaque do ano foi a volta de Chico Buarque aos discos, depois de seis anos, com o belíssimo CD Caravanas. Na literatura gostaria de salientar o livro de Lázaro Ramos, Na minha pele, em que o autor discorre sobre o racismo. Na TV, uma série global me chamou muita a atenção: Sob Pressão, que escancarou a precária situação da saúde pública no Brasil. Nas artes plásticas, mais do que as exposições, o destaque ficou para os escândalos e as atitudes conservadoras de alguns setores da sociedade que tentaram censurar a arte. Absurdo total! Por isso quero salientar a beleza da mostra Futuros do Futuro de Sou Fujimoto em cartaz até fevereiro na Japan House São Paulo, novo centro de cultura da cidade.
Inovações do blog
2017 marcou também os sete anos de existência do blog. Além do novo visual, uma criação de Gabriel Alencar, do Cabeça Digital, o Favo redimensionou as resenhas: com uma navegação mais ágil, ao clicar no post, as imagens e o texto são mais valorizados. Para ficar cada vez mais perto do internauta, que está antenado ao audiovisual, criei um canal do YouTube que está ‘linkado’ à TV MELLONE. Assim o internauta tem acesso a entrevistas exclusivas com diretores e atores, além de vídeos com as dicas culturais do blog. O Favo do Mellone também está nas redes sociais: as resenhas são divulgadas no Facebook (perfil pessoal e na fan page), no Twitter, no G+ e no Instagram.
Presença nos portais
Desde o lançamento do Favo sou colaborador do portal Aplauso Brasil, que veicula minhas resenhas de teatro. Passei também a colaborar, como colunista de cinema, para dois portais. Há dois anos participo do Campo Limpo Net e desde o último mês de setembro mantenho uma coluna de cinema no portal Jornal Extra News
Mais do que um balanço do ano — o blog trouxe uma média de 3 resenhas por semana, que versaram sobre teatro, cinema, artes plásticas, literatura, música e TV —, neste último bate papo de 2017 quero desejar BOAS FESTAS e reafirmar o meu compromisso de continuar no ano novo a trazer dicas e sugestões da rica produção cultural de São Paulo. Que 2018 seja realmente próspero a todos nós brasileiros, que estamos precisando!
Um abraço e um até breve! Que venha 2018 com muita alegria, cultura e entretenimento!
Fotos: divulgação
4 Comentários
Marcelo Brettas
dezembro 22, 2017 @ 01:38
Grande Maurício, belo trabalho e que você colha bons frutos no próximo ano… Abração, meu velho!
Maurício Mellone
dezembro 22, 2017 @ 11:50
Marcelo,
vc está de volta (ao BR e aqui no Favo!!!!)
rsrsr
Muito obrigado pelo incentivo, sempre!
Um ano próspero realmente para todos nós!
Bjs e feliz 2018!
Dinah Sales de Oliveira
dezembro 21, 2017 @ 19:18
Maurício,
Comentei sobre o seu balanço num post (acho que da Lígia), mas não tô achando de novo…rsrs
Vida longa (e próspera) ao Favo do Mellone e um ano novo cheio de alegrias e cultura!
beijo
Maurício Mellone
dezembro 22, 2017 @ 11:52
Dinah,
Muito obrigado por sua presença constante por aqui
e, principalmente, pelo incentivo diário ao meu trabalho!
Um ano próspero para todos nós e que a cultura esteja sempre
nos salvando da mesmice!
Bjs, meu amor eterno!