Filme: Hoje eu quero voltar sozinho, foto 1

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho: filme mostra delicada descoberta do amor

De em abril 16, 2014

Filme: Hoje eu quero voltar sozinho, foto 1

Fabio Audi, Guilherme Lobo e Tess Amorim vivem os adolescentes Gabriel, Leo e Giovana no filme teen

Vencedor do Festival MixBrasil de 2010 e com mais de 3 milhões de visualizações no You Tube, o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho fez com que o diretor e roteirista Daniel Ribeiro retomasse a ideia de ampliar a história e realizasse o longa Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que acaba de estrear depois de vencer prêmio da crítica na mostra Panorama do Festival de Berlim, no mês passado.
A trama é a mesma, só foi redimensionada, com novos personagens e temas que fazem parte do mundo adolescente. Leonardo, vivido por Guilherme Lobo, sofre bullying na escola por ser cego e só conta com o apoio de Giovana (Tess Amorim). No entanto, tudo se modifica com a chegada do novo aluno da classe, Gabriel, interpretado por Fabio Audi, que irá não só interferir na relação de Leo e Giovana como provoca a descoberta do desejo e do amor no garoto cego.

Filme: Hoje eu quero voltar sozinho, foto 2

Guilherme e Fabio cativam os espectadores

Como qualquer outro adolescente, Leonardo, apesar de sua deficiência visual, tem aspirações e deseja sua independência e autonomia. E os conflitos não são vividos só na escola com os garotos agressivos: Leo precisa se libertar inclusive da superproteção dos pais, vividos por Lúcia Romano e Eucir de Souza. Para isto, ele almeja participar de um intercâmbio, para desgosto da melhor amiga (que sofre por antecipação a falta dele) e desespero da mãe.
No meio desta dúvida existencial é que surge Gabriel, um garoto que veio transferido do interior e logo se apega a Leo e Giovana. Por sugestão da professora, o novo trabalho escolar deve ser feito por duplas formadas por meninos e meninas (os garotos devem pesquisar deuses gregos e as meninas as deusas da Grécia). Assim Leo e Gabriel passam a conviver mais tempo juntos — o que deixa Giovana ainda mais enciumada — e a cumplicidade e intimidade entre eles nascem naturalmente.
Com delicadeza e riqueza de detalhes, o roteiro (também assinado pelo diretor) faz um panorama da vivência dos jovens nos dias atuais. Por mais que o mundo tenha se modificado bastante, com a tecnologia cada vez mais presente no cotidiano de todos, os problemas, anseios, dúvidas e descobertas dos adolescentes continuam os mesmos de sempre. Daí a beleza com que Daniel Ribeiro trata da descoberta do desejo e do amor entre dois garotos: Leonardo expressa com verdade e livre de preconceito seus sentimentos para a amiga (que sofre, mas supera a dor e até dá força para que eles se entendam). Da mesma forma, Gabriel aos poucos percebe sua atração pelo amigo e o encontro deles é natural e espontâneo, como qualquer início de relação entre dois adolescentes, seja homo ou heterossexual.

Filme: Hoje eu quero voltar sozinho, foto 3

Cartaz do filme escrito e dirigido por Daniel Ribeiro

 

 

 

Além da história cativante, o grande destaque de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é para a sensível interpretação de Guilherme Lobo e Fabio Audi, que deixam os espectadores apaixonados pelo casal. Impossível não se emocionar! Adorei estar na sala de exibição com muitos adolescentes, que vibram e torcem pelos garotos. Filme que merece ser assistido por pessoas de todas as idades. Veja a seguir um clipe da canção Beijo Roubado em Segredo, de Tatá Aeroplano e Juliano Polimeno, que encerra a projeção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fotos: divulgação 

você pode gostar


4 Comentários

Imad

abril 17, 2014 @ 10:01

Resposta

Subscrevo suas palavras, Mau!
Foi com muita alegria que assisti ao filme e me comovi com o tratamento delicado que o jovem cineasta dá ao tema. Sem vulgaridade, ele mostra o caminho das descobertas, do desejo e do afeto. Não é à toa que o trabalho tem recebido positiva repercussão. Que começo promissor.
Bjs, meu querido.

Maurício Mellone

abril 17, 2014 @ 10:06

Resposta

Imad,
diretor sensível e elenco jovem de muito talento.
E claro, uma história comovente! Todos os prêmios já
recebidos (e os que virão) são mais que merecidos!
Muito obrigado por sua presença constante por aqui!
bjs

Dinah Sales de Oliveira

abril 16, 2014 @ 19:53

Resposta

Maurício,
Vivo prometendo aqui que vou ver os filmes que vc viu, comentou e recomendou, mas nem sempre consigo.
Vi o trailer desse filme e adorei!
Boa resenha!

Está na lista, está na lista…

bjs,
Dinah

Maurício Mellone

abril 17, 2014 @ 10:09

Resposta

Dinah,
este vc não pode perder mesmo, pois sabe de perto como
o adolescente pensa, age e se perturba com as novidades da vida.
Além de mãe de um ex-adolescente, escreve para este público-alvo.
bjs e muito obrigado por sua permanente presença aqui no Favo
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: