Mar Aberto: peça baseada na obra de Claudia Barral faz últimas sessões

De em dezembro 16, 2024

 

 

 

Ayomi Domenica, Carolina Mânica e Giovana Echeverria protagonizam espetáculo

 

Neste final de temporada teatral em São Paulo, há tempo ainda para assistir a um delicado espetáculo. Trata-se de Mar Aberto, baseado na obra de Claudia Barral, que, depois de se apresentar neste final de semana na Cúpula do Theatro Municipal, faz curta temporada na SP Escola de Teatro, de 17 a 22 de dezembro.

 

 

Com direção de Beatriz Barros e dramaturgia assinada pela diretora e pela atriz Giovana Echeverria, espetáculo conta a história de duas irmãs que vivem num casarão abandonado, em frente ao mar, e resolvem alugar um quarto para uma atriz famosa. Elas desejam apresentar um espetáculo e, ao iniciar a montagem, histórias reais vividas pelas duas irmãs se misturam à ficção e temas complexos são discutidos, como relações familiares, perdas, luto e separações. O elenco é formado por Giovanna Echeverria, Carolina Mânica e Ayomi Domenica.

 

 

Peça dirigida por Beatriz Barros

 

 

 

 

 

 

A trama começa com as irmãs Helena e Lúcia se preparando para a chegada de Sofia, a nova inquilina, que é uma atriz famosa. A tênue harmonia entre as irmãs é abalada com a presença da atriz, que começa a questionar tanto a forma como elas vivem naquele local ermo como as regras impostas pela irmã mais velha, que proíbe que uma janela seja aberta. A relação de poder entre as irmãs e alguns mistérios e segredos são questionados por Sofia a partir do momento em que as três iniciam a montagem de um espetáculo: ficção e realidade se misturam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“As emoções à flor da pele, os conflitos internos e os mistérios são tratados com delicadeza e profundidade, buscando capturar a essência do ser humano em situações de vulnerabilidade e transformação”,  explica Giovanna Echeverria, que é a idealizadora do projeto.

 

 

 

Ayomi Domenica vive a inquilina

 

 

 

Numa montagem inventiva em que as atrizes delimitam o espaço cênico, a iluminação e a trilha sonora são elementos constitutivos da narrativa. De acordo com a diretora, a peça se destaca por criar uma atmosfera híbrida, mesclando realidade e ficção:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Assim, o espectador é convidado a refletir, sobrepujando as barreiras de tempo e espaço em um exercício contínuo de metalinguagem entre o real e o ficcional, entre o fazer teatral e a realização de uma peça, entre o ensaio e a apresentação final”, argumenta Beatriz Barros.  

 

 

 

 

 

Tive a chance de assistir ao espetáculo na Cúpula do Theatro Municipal, que por si só é uma atração à parte. Além de um texto provocativo e uma montagem criativa, Mar Aberto se destaca pela sintonia em cena das atrizes. Não perca, últimas apresentações nesta semana.

 

Roteiro:
Mar Aberto. Texto: baseado na obra de Claudia Barral. Dramaturgia: Giovana Echeverria e Beatriz Barros. Direção e concepção cênica: Beatriz Barros. Elenco: Ayomi Domenica, Carolina Mânica e Giovana Echeverria. Cenografia, direção de arte e figurino: Maira Sciuto e Ana Luiza Secco. Trilha sonora: Noedir Jr. Iluminação: Ligia Chaim. Fotografia: Gui Echeverria. Idealização e direção de produção: Giovana Echeverria. Produção executiva: Cris Casagrande.
Serviço:
SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210, tel. 11 3775-8600. Horários: de 17 a 22 de dezembro: de terça a sexta às 20h30; sábado e domingo às 17h e às 20h Classificação: 16 anos. Duração: 90 minutos.

 

2 Comentários

Imad Nasser

janeiro 10, 2025 @ 13:25

Resposta

Caro Mau Mellone, vi a peça num teatro da Praça Roosevelt, no final do ano passado, e gostei bastante do trabalho das três atrizes. Há um clima de tensão constante, que envolve os espectadores. Parabéns pela resenha.

Maurício Mellone

janeiro 10, 2025 @ 16:49

Resposta

Imad, querido
Muito obrigado pelos elogios!
Assisti na Cúpula do Theatro Municipal, um
local mágico!
Beijos e obrigado pela visita!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: