Peça: PESSOA, foto 1

Marcos Lemes em PESSOA – um espetáculo sobre Fernando e suas Pessoas

De em setembro 4, 2013

Peça: PESSOA, foto 1

Marcos Lemes interpreta o escritor português Fernando Pessoa

Um mergulho no universo do grande escritor português Fernando Pessoa, revelando suas angústias e sua tumultuada e rica veia criativa. Esta a proposta do ator Marcos Lemes com a peça PESSOA- um espetáculo sobre Fernando e suas Pessoas, que estreou no último domingo no Espaço Cultural Pinho de Riga e permanece em cartaz somente aos domingos, até o final do mês.

Aproveitando notas de rodapé e trechos do Livro do Desassossego, Lemes procura mostrar a intimidade do escritor e sua visão de mundo multifacetada, com a profusão de escritos por meio de seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

Outro recurso utilizado pelo ator para traçar um perfil do poeta lusitano é a trilha sonora. O espetáculo começa com Caetano Veloso cantando o poema Padrão, musicado por André Luiz Oliveira:

 

http://www.youtube.com/watch?v=FehjTu0hO7U&hd=1

Peça: PESSOA, foto 2

Lemes assina a compilação da obra de Pessoa, a luz e a trilha sonora da peça

Num espaço físico que facilita a aproximação ator/plateia, o projeto de Marcos Lemes se adapta muito bem. O espectador consegue sentir a pulsação do ator, que revive o angustiado e obstinado escritor português em seu processo criativo. Logo no início, o personagem abre uma maleta e vai esparramando no espaço cênico infindáveis folhas em branco; em seguida distribui a todos os espectadores uma página dobrada com versos:


“Todo estado de alma é uma paisagem/
Toda paisagem não está em parte alguma.”

  

Estes foram os versos que ganhei! De acordo com o ator, que assina a compilação da obra de Pessoa, o texto do espetáculo traz um fluxo de ideias e pensamentos do autor, ressaltando o amor não correspondido e a solidão do homem e do artista.
O espetáculo tem apenas 45 minutos, mas de intensa emoção. A entrega de Marcos Lemes ao projeto é contagiante. Único senão fica para a iluminação, que em alguns momentos deixa o ator na penumbra, o que dificulta a compreensão de sua fala.

Como aperitivo, fique com o clipe Os Argonautas de Caetano Veloso, que casa muito bem com o tom de PESSOA.



 

 

 

 

 

 

Fotos: Joca Carvalho

 


2 Comentários

Fábio Mráz

setembro 4, 2013 @ 18:46

Resposta

Perfeito, Mauricio!

Obs: O primeiro link do youtube não abre e o segundo leva a página do youtube.

Maurício Mellone

setembro 5, 2013 @ 14:17

Resposta

Fábio:
Vou tentar ajeitar estes vídeos.
Obrigado pelo retorno
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: