Maré Alta: filme estrelado por Marco Pigossi traz história homoafetiva

De em abril 11, 2025

 

Marco Pigossi vive seu primeiro protagonista no cinema

 

 

O ator brasileiro Marco Pigossi vive seu primeiro protagonista no cinema em Maré Alta, filme dirigido pelo ator italiano Marco Calvani. Ele chega ao cinema depois de ter atuado em várias telenovelas no Brasil e ter participado de séries na Austrália (Tidelands, 2018), na Espanha (Alto Mar, 2020) e nos Estados Unidos (Gen V, 2023). Neste primeiro longa-metragem, ele dá vida a Lourenço, um rapaz formado em contabilidade no Brasil, de família evangélica, que viaja aos EUA para se reencontrar e fugir do cerco familiar castrador.

 

 

A trama começa com Lourenço triste, depois de ter sido abandonado por Joe, o namorado norte-americano, e estar com o passaporte por vencer. Mora na casa dos fundos da residência do amigo Scott (Bill Erwin) e conhece o enfermeiro Maurice, vivido por James Bland. Este encontro amoroso traz novas perspectivas para Lourenço, que passa a lutar para se estabelecer legalmente nos EUA.

 

 

 

Lourenço (Pigossi) e Maurice (James Bland): encontro

Com roteiro assinado pelo diretor — que é casado com Pigossi —, o filme se passa na cidade litorânea de Provincetown, em Massachusetts/EUA logo após a temporada de verão. Lourenço trabalha ilegalmente fazendo faxina em residências de aluguel e, por sua situação de imigração, vive preocupado já que não deseja voltar ao Brasil e não se sente seguro no momento, pois o visto do passaporte deve se expirar em questão de dias.

 

Afetivamente o rapaz também está abalado e o encontro com Maurice provoca uma transformação interior. O enfermeiro está de viagem marcada para Angola e Lourenço finalmente vive uma relação de troca, uma entrega verdadeira, ao contrário do que estava experimentando após o desaparecimento de Joe, o ex: Lourenço só fazia sexo avulso, sem qualquer envolvimento. Ao voltar a se relacionar com alguém — mesmo sem muitas perspectivas — Lourenço consegue vislumbrar novos horizontes para sua vida e busca meios para se estabelecer em Provincetown.

 

 

 

 

Pigossi sendo dirigido por Marco Calvani

 

O filme marca também a estreia de Calvani na direção. Com uma fotografia sensível, o pequeno vilarejo é revelado de forma inusitada, diferente dos padrões tradicionais. Marco Pigossi, por sua vez, tem a oportunidade de construir um personagem denso, multifacetado, numa atuação comovente. A atriz norte-americana Marisa Tomei faz uma pequena participação, na pele da artista plástica Miriam; ela dá a primeira chance a Lourenço, contratando-o para cuidar de sua vida contábil.

 

 

 

Fotos: divulgação

 

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão





    Indique um evento

      Indique um evento