Filme: O Juízo, foto 1

O Juízo: filme de Andrucha Waddington mistura suspense e mistério

De em dezembro 13, 2019

Filme: O Juízo, foto 1

Elenco: Fernanda Montenegro, Criolo, Joaquim Waddington, Felipe Camargo e Carol Castro

 

Terror e suspense, gêneros consagrados na década de 1960 pelo veterano José Mojica Marins — dirigiu os clássicos À meia-noite levarei sua alma/1964 e Esta noite encarnarei no teu cadáver/1967 — voltam a ganhar destaque nas produções brasileiras ultimamente. Tanto que neste ano foram lançados alguns filmes de terror, como O clube dos Canibais, do cearense Guto Parente, Morto não fala, do gaúcho Dennison Ramalho, A noite amarela, do paraibano Ramon Porto Mota e O cemitério das almas perdidas do capixaba Rodrigo Aragão.

Seguindo esta tendência, Andrucha Waddington acaba de lançar O Juízo, que mescla suspense e mistério para contar a história de Augusto, papel de Felipe Camargo, que, desempregado e sofrendo de alcoolismo, resolve se mudar com a esposa Tereza (Carol Castro) e o filho Marinho (Joaquim Torres Waddington) para a fazenda que herdou do avô, no interior do Rio. Mas ao chegarem à fazenda em que a mansão está abandonada, eles são envolvidos num clima sinistro: antigos escravos, vividos pelo cantor Criolo e Kênia Bárbara, desejam vingança e irão perturbar a vida deles.

 

 

Filme: O Juízo, foto 2

Augusto (Felipe) e Tereza (Carol) se desesperam com o acidente do filho (Joaquim)

Com roteiro da atriz e escritora Fernanda Torres (casada com o diretor), o filme desde o início é marcado pelo mistério. No prólogo passado em tempos remotos, Couraça (Criolo) pede ao dono da fazenda abrigo para ele e a filha; o fazendeiro permite que fiquem, mas logo chama os capatazes que matam a garota. Corte e a família de Augusto está na estrada, a caminho da fazenda, que fica no meio da mata cerrada; a mansão está abandonada e cheia de entulhos. No meio desta bagunça que Marinho encontra uma bateia (objeto usado no garimpo) e no dia seguinte ele e o pai vão até a cachoeira, onde Augusto começa a garimpar à procura de diamantes.

 

 

Sempre misturando sonho e realidade, o roteiro vai envolvendo o espectador naquele clima de suspense, já que vira e mexa Couraça aparece para Augusto, assim como sua filha passa a acompanhar os passos de Marinho pela fazenda. Augusto esconde da esposa seu interesse pelos diamantes, que causaram atritos e mortes na vida de seus antepassados, e, na ânsia para descobrir pedras preciosas, ele se envolve ainda mais com Couraça, que deseja vingar a morte da filha.

 

Para intensificar o suspense, Augusto quer decifrar os enigmas da família; assim procura por Costa Breves (Lima Duarte), amigo de seu avô, que confirma que há diamantes na fazenda. Depois é a vidente Marta, papel de Fernanda Montenegro, que quer ajudá-lo, mas ele evita contato com ela. Já o psiquiatra Lauro (Fernando Eiras) tenta fazer com que Augusto aceite se tratar. Porém Tereza, amedrontada, quer deixar a fazenda, mas o marido e o filho são contra essa ideia. Cada vez mais Augusto sente-se pressionado por Couraça e o desfecho da história é recoberto de magia e de um tom sobrenatural.

 

 

 

Filme: O Juízo, foto 3

Fernanda Montenegro: pequena participação

 

Gênero de filme que pode não agradar a todos, O Juízo traz uma fotografia e trilha sonora condizentes com o mistério da trama. Destaque para a grande atuação de Felipe Camargo; interpretações de Carol e de Criolo também merecem ser ressaltadas. Pena que os personagens dos veteranos Lima Duarte e Fernanda Montenegro são pouco explorados.

 

 

 

Fotos: divulgação

28º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
28º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: