O quarto ao lado: filme tocante de Pedro Almodóvar trata da finitude

De em novembro 27, 2024

 

 

 

Julianne Moore e Tilda Swinton vivem as amigas que se reencontram após anos separadas

 

Vencedor do prêmio Leão de Ouro de melhor filme do Festival de Cinema de Veneza/2024, O quarto ao lado, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, trata com delicadeza de um tema tabu e de difícil enfrentamento: a finitude humana.

 

 

Duas jornalistas que trabalharam juntas na juventude, numa revista, tiveram carreiras distintas e bem sucedidas. Depois de anos, elas se reencontram em Nova York de forma inusitada. Martha, vivida por Tilda Swinton, foi correspondente de guerra e Ingrid, interpretada por Julianne Moore, é escritora de sucesso. No lançamento de seu mais recente livro em que confessa sua dificuldade de lidar com a morte, Ingrid fica sabendo que Martha está em estado terminal de câncer. Assim que pode ela vai visitar a amiga no hospital e este reencontro é o mote central da trama.

 

 

 

 

Ingrid (Moore) dá seu apoio a Martha (Swinton)

 

 

Por causa de compromissos profissionais, as amigas ficaram distantes, mas guardam o mesmo carinho de sempre uma pela outra. Ingrid reúne forças para visitar a amiga e no primeiro encontro, no hospital, elas reatam o contato. Já em casa, Martha faz questão que ambas relatem suas experiências; como correspondente de guerra, ela foi obrigada a se afastar dos amigos e principalmente da filha, que guarda mágoa por ser rejeitada e preterida em função da profissão. Já Ingrid conta sobre sua carreira como escritora e fala de seus amores, inclusive sobre seu namoro com Damian (John Turturro), que também teve um caso com a amiga.

 

 

 

 

 

 

Damian (John Turturro) aonselha Ingrid

 

Os encontros tornam-se constantes e a intimidade entre elas, retomada. Tanto que Martha abre o coração e faz seu último pedido à amiga. Ela deseja ter um fim digno e, mesmo sendo proibida no país, ela quer se submeter à eutanásia. Ingrid a princípio pede um tempo para pensar, mas logo decide ajudar Martha. A partir de então, o plano é posto em ação e elas partem para um período de férias, num lugar paradisíaco. A cumplicidade entre elas é total e Damian sugere que Ingrid solicite a ajuda de uma advogada.

 

 

 

 

 

 

Elas discutem um final digno às pessoas

 

O diretor, que assina o roteiro em parceria com Sigrid Nunez, mantém o cuidado ao conduzir a trama, não apelando para sentimentalismo exagerado (há inclusive uma pitada de humor em algumas cenas), já que planejar a própria morte por si só já é um tema polêmico. Além de ter de encarar a finitude, elas precisam enfrentar a questão moral, já que nos EUA, assim como no Brasil, a eutanásia não é permitida. Destaque para a exuberante fotografia e, principalmente, para a sensível e brilhante atuação das atrizes Tilda Swinton e Julianne Moore. Confira!

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 

 


2 Comentários

DINAH SALES DE OLIVEIRA

novembro 27, 2024 @ 13:09

Resposta

Maurício,
Ótima resenha!
Você dá as informações, fala da trama, da sensibilidade almodovariana em abordar tema tão difícil, da atuação impecável das atrizes e provoca o leitor a ir conferir a história.
E que bom que vimos juntos, por mero acaso e um capricho do destino!

Maurício Mellone

novembro 27, 2024 @ 14:56

Resposta

Dinah:
Sim adorei o destino nos colocando na mesma sessão de cinema!
Ainda mais para assistir ao grade Almodóvar!
Beijos, obrigado

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: