De Maurício Mellone em março 19, 2018
Até abril o SESC Consolação, com o projeto Contextos Literários, presta uma homenagem ao escritor pernambucano Marcelino Freire — radicado em São Paulo desde 1991. Além da peça Roupa Suja, adaptação de quatro de seus contos, o escritor irá ministrar um curso e coordenar debates sobre sua obra e a relação entre teatro e literatura.
Com dramaturgia de César Ferrario e direção de João Júnior, a peça (em cartaz no Espaço Beta , segundas e terças) é uma adaptação de quatro contos de Freire — Modelo de Vida, Roupa Suja, Vestido Longo e Lavagem a Seco —, em que os personagens, segundo o diretor, vivem numa linha tênue entre o desejo de viver plenamente e o desejo de consumo, sendo que a roupa é o emblema de ascensão social.
O espetáculo tem início com os cinco atores (Ana Carolina Marinho, Anna Zêpa, Juão Nin, Rodrigo Sanches e Tatiana Caltabiano) encostados na parede, por trás de uma imensa cortina roupas; as falas dos personagens são ditas repetidas vezes, neste inusitado painel humano.
“A peça é uma teia de narrativas de personagens marginais buscando ascender socialmente por meio de um olhar crítico, sensível e bem humorado sobre o país, a partir de uma camada da população dita subalterna. É dessa gente que trata a obra de Marcelino Freire: a peça costura narrativas de vida que vão se entrelaçando a partir de fatos e desejos num jogo temporal com a memória dos personagens numa fricção constante entre narrativo e dramático”, explica João Júnior.
Curso e debates
Além da peça que é uma produção da Cia as de fora, o projeto conta ainda com o curso Soltando a língua e duas sessões de debates, a primeira sobre a obra literária de Marcelino Freire e a segunda com diretores de teatro que discutirão a relação entre teatro e literatura sob o prisma da obra do escritor pernambucano. Mais informações no site: sescsp.or.br/consolação.
Roteiro:
Roupa Suja. Texto: Marcelino Freire. Dramaturgia: César Ferrario. Direção: João Júnior. Elenco: Ana Carolina Marinho, Anna Zêpa, Juão Nin, Rodrigo Sanches e Tatiana Caltabiano. Assistência de direção: Rodrigo Silbat e Bruna Longo. Desenho e operação de luz: Rodrigo Silbat. Direção musical e trilha sonora: Alessandra Leão. Cenário: Daniel Minchoni. Figurino: Eveline Sin. Fotografia: Lucio Telles. Produção: as de fora (Anna Zêpa e Tânia Reis).
Serviço:
Sesc Consolação, Espaço Beta (60 lugares), Rua Dr. Vila Nova, 245, tel. 11 3234 3000. Horários: segunda e terça às 20h. Ingressos de R$ 20 a R$ 6. Duração: 60 min. Classificação: 16 anos. Temporada: até 17 de abril.
6 Comentários
Dinah Sales de Oliveira
março 20, 2018 @ 15:02
Pois é, Maurício, bem interessante essa história de discutir teatro e literatura, fiquei interessada, vamos pensar no assunto!
bj.
Maurício Mellone
março 20, 2018 @ 15:20
Dinah,
dia 11/04 é a mesa redonda sobre os contos do Marcelino
dia 18/04 o tema é o autor pernambucano e sua relação com a literatura e o teatro
Parecem bem interessantes (sempre às quartas, às 19h).
Vamos tentar de irmos juntos?
bjs
Dinah Sales de Oliveira
março 20, 2018 @ 16:18
Maurício,
Podíamos combinar, né?
O horário não atrapalha, mais uma boa razão.
bj.
Maurício Mellone
março 21, 2018 @ 16:09
Dinah,
blz, vamos tentar acertar as agendas!
Bjs
Dinah Sales de Oliveira
março 19, 2018 @ 16:20
Parece bem bacana, Maurício, vou tentar ir!
beijo,
Dinah
Maurício Mellone
março 20, 2018 @ 14:33
Dinah,
além da peça, o Marcelino está com um curso
e em abril haverá debates sobre a obra dele.
bjs