De Maurício Mellone em março 13, 2017
Depois da estreia da Cia ShakeCena com ‘15 Cenas de Romeu e Julieta’— encenada no ano passado —, o grupo, dirigido pela atriz Eliete Cigaarini, está de volta, agora com a comédia Sonho de uma noite de verão, em cartaz no Teatro Irene Ravache, da Oficina de Atores Nilton Travesso, até final de abril. Das comédias escritas por William Shakespeare, ‘Sonho’ é uma das mais encenadas em todo o mundo. Como o projeto da ShakeCena é montar toda a obra do bardo, a diretora acredita que este é o momento exato para esta comédia:
“A escolha de ‘Sonho’ em 2017 deve-se ao fato de que não teria sentido encenar este texto senão após a tão amada história de Romeu e Julieta, já que a montagem e o estudo de Romeu e Julieta ainda encontram-se na memória dos atores e do público que a assistiu ao espetáculo no ano passado”, diz Eliete Cigaarini”.
Com tradução e adaptação assinadas por Fernando Nuno, a trama começa com o anúncio do casamento do Duque Teseu com Hipólita. A cerimônia é interrompida para que Teseu possa arbitrar uma disputa amorosa: Hérmia ama Lisandro, mas seu pai Egeu já prometeu casá-la com Demétrio. O duque decide que Hérmia tem de decidir: ou se casa com Demétrio ou deve morrer; há ainda a possibilidade de viver em solidão, longe de todos. Lisandro então propõe que eles fujam para se casar longe dali. Hérmia concorda, mas conta sobre a fuga para a amiga Helena, que é apaixonada por Demétrio. Pronto, a confusão está armada! À noite, os quatro jovens vão para a floresta, que é habitada por fadas, duendes e seres encantados e ao dormir uma série de magias e feitiçarias são realizadas, confundindo os quatro enamorados.
Destaque para o figurino e visagismo de Armando Filho e para a trilha sonora criada pela Cia. Composto por jovens atores, o elenco não apresenta uma uniformidade na interpretação, o que prejudica o andamento cênico. No entanto, um clássico de Shakespeare é sempre bem-vindo e os espectadores da nova geração merecem ter acesso à obra daquele que é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos.
Roteiro:
Sonho de uma noite de verão. Texto: William Shakespeare. Tradução e adaptação: Fernando Nuno. Direção e concepção: Eliete Cigaarini. Elenco: Bryan Parasky, Maira Natássia, Mônnica Rosa, Rodolfo Bellarosa, Wellington Coelho, Caio Gorzoni, Raquel Higa, Vinicius Franzolini, Lucas Saporetti, Zé Pina, Ruan Pereira, Luccas Garcia e Myrela Jatobá. Figurinos e visagismo: Armando Filho. Designer gráfico: Marcel Melfi. Fotografia: Maria Esther Rinaldi. Trilha sonora: ShakeCena Cia de Pesquisa Teatral.
Serviço:
Teatro Irene Ravache (80 lugares), Rua Capote Valente, 667, tel. 11 3088.1258. Horários: sábado às 21h e domingo às 20h. Ingressos: R$ 40 e R$ 20. Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Duração: 1h30. Classificação: 12 anos. Temporada: até 23 de abril.
Deixe comentário