Filme: Tabu, foto 1

Tabu- premiado filme português narra história de amor e crime na África

De em agosto 5, 2013

Filme: Tabu, foto 1

Ana Moreira e Carloto Cotta interpretam Aurora e Gianluca, que viveram um amor proibido nos anos 60, em Moçamnbique

Todo rodado em preto e branco, Tabu do diretor português Miguel Gomes faz uma homenagem ao cinema. No prólogo é projetado um filme antigo de um amor impossível, em que o casal morre sem concretizar o amor que sentiam um pelo outro. Uma prévia do que virá a seguir.
Corte e na tela o letreiro indica Paraíso Perdido: em Lisboa de hoje, duas senhoras são vizinhas de um edifício; Pilar, interpretada por Teresa Madruga, participa de causas sociais e se preocupa com a vizinha Aurora, vivida por Laura Soveral, que está doente e mora só com sua empregada Santa (Isabel Cardoso). Ao ser internada, Aurora quer se encontrar com Gianluca Ventura (Henrique Espírito Santo) e Pilar vai procurá-lo mesmo sem saber nada do passado da amiga. Depois de alguns desencontros, Pilar encontra Gianluca, mas é tarde, Aurora não resiste e morre antes de revê-lo. Antes de levá-lo ao asilo, Pilar oferece-lhe um café e é neste momento que o homem passa a narrar o que viveu com Aurora nos anos 60, na fazenda dela em Moçambique, antes da guerra colonial. Na tela o letreiro indica, Paraíso.

Filme: Tabu, foto 2

Teresa Madruga é Pilar, vizinha de Aurora e que procura por Gianluca

Esta segunda parte é toda vivida na África e a trama é narrada por Gianluca: o único som é o ambiente da fazenda, os personagens não têm fala (numa alusão ao cinema mudo). Aurora, agora interpretada pela belíssima Ana Moreira, é uma jovem herdeira de grandes propriedades rurais, que adora caçar e viver livremente; conhece um rapaz e logo se casam. No entanto, ele viaja muito a negócios e Aurora passa a maior parte do tempo sozinha. Paralelamente à história de Aurora, na cidade uns rapazes, influenciados pelos Beatles, montam uma banda de rock: Mário (Manuel Mesquita) é o líder e Gianluca (agora vivido pelo belo Carloto Cotta) é o baterista; eles se instalam na fazenda vizinha e numa festa todos se conhecem. A atração entre Aurora e Gianluca é imediata, eles não conseguem evitar a aproximação. Tudo começa a se desestruturar quando ela fica grávida e Gianluca resolve raptá-la, no finalzinho da gravidez. O desfecho envolve uma série de desencontros, traições e crime, tudo imerso no contexto histórico que antecedeu à guerra colonial em Moçambique.

Filme: Tabu, foto 3

Cartaz do filme dirigido por Miguel Gomes

 

 

 

Tabu é de uma poesia e lirismo pouco vistos nas telas ultimamente! O filme, que tem roteiro assinado pelo diretor Miguel Gomes em parceria com Mariana Ricardo, recebeu o prêmio da crítica no Festival de Berlin de 2012.

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: