Peça: Dente de Leão com o grupo Espanca!, foto 1

Turnê em São Paulo marca os 10 anos do grupo teatral mineiro Espanca!

De em abril 10, 2015

Peça: Dente de Leão com o grupo Espanca!, foto 1

“Dente de Leão” peça de Assis Benevenuto e direção de Marcelo Castro

O premiado grupo de Minas Gerais, Espanca!, acaba de completar 10 anos de atividades e uma mostra no SESC Ipiranga com quatro espetáculos de seu repertório marca o início das comemorações. Dente de Leão, de Assis Benevenuto e direção de Marcelo Castro, que estreou em Belo Horizonte em setembro do ano passado, abre a turnê paulistana. Na sequência, serão apresentadas as peças Congresso Internacional do Medo de 2008, Por Elise, a primeira criação do grupo, e finalmente Amores Surdos, segunda montagem deles, que cumpriu temporada em Minas, Rio, São Paulo e Curitiba, além de ter sido encenada em Bogotá/Colômbia e Montevidéu/Uruguai.

Peça: Congresso Internacional do Medo, com o grupo Espanca!, foto 2

“Congresso Internacional do Medo”: dramaturgia e direção de Grace Passô

Pela primeira vez encenada fora de Belo Horizonte, Dente de Leão abriu nesta semana a mostra Espanca! 10 anos. O início da peça é com três alunos (Gabriela Luiza, Gustavo Bones e Raysner de Paula) que se escondem no teatro da escola para matar aulas e projetam suas vidas no futuro. A cena seguinte é com os professores (Gláucia Vandeveld, Lira Ribas e Alexandre de Sena), que reclamam das condições de trabalho e não veem a hora do início das férias. Com o objetivo de mostrar o trabalho final na feira de ciências, os alunos resolvem apresentar algo revolucionário e que irá questionar os papéis que cada um desempenha na família, na escola, no trabalho, no palco, enfim, na vida. De forma gradual, a trama envolve o público, que ao final tem uma bela surpresa.

O segundo espetáculo da mostra, Congresso Internacional do Medo, já foi apresentado na cidade em outra oportunidade. O mote central da peça, com dramaturgia e direção de Grace Passô, é um Encontro que reúne convidados de várias partes do mundo para discutir questões da existência humana. Com participantes de línguas, filosofias e visões de mundo díspares, o congresso conclui que somos efêmeros e provisórios.

Peça: Por Elise, com o grupo Espanca, foto 3

“Por Elise”: dramaturgia e direção de Grace Passô

Em Por Elise, também com direção e dramaturgia de Grace Passô, que ganhou os prêmios APCA e Shell/SP, o espectador é colocado à frente de uma série de situações inusitadas — uma mulher que conta histórias dos vizinhos, um cão que late palavras, um lixeiro que busca pelo pai, uma mulher perdida — e o encontro destes personagens revela o universo humano de cada um. Uma fábula sobre o comportamento do homem contemporâneo.

 

Peça: Amores Surdos com o grupo Espanca!, foto 4

“Amores Surdos”: dramaturgia de Grace Passô e direção de Rita Clemente

Fechando a mostra Espanca 10 anos, Amores Surdos, com dramaturgia de Grace Passô e direção de Rita Clemente, traz uma família comum em situações corriqueiras, mas os personagens não se ouvem, não se enxergam, o que os conduzem à alienação e à incomunicabilidade.

Esta mostra promovida pelo SESC não só é uma excelente vitrine para o grupo Espanca!, como também é a chance  do público paulistano ter acesso a um processo criativo e a uma criação dramatúrgica diferenciados. Uma experiência enriquecedora para todos, artistas e plateia.

 

Fotos: Guto Muniz


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: