De Maurício Mellone em setembro 19, 2014
Rodado no sul da França, Um novo dueto (Une Autre Vie) revela o drama vivido por Aurore, interpretada por Jasmine Trinca: depois da morte do pai a pianista entra em crise e resolve se refugiar na bela mansão da família e se afastar dos concertos. Em vão, Paul (Stéphane Freiss) tenta animar a irmã, que só apresenta melhoras quando conhece Jean, vivido por Joey Starr, um eletricista que está instalando o sistema de alarme na residência. Mesmo vivendo em mundos muito diferentes, eles iniciam um romance, que será brutalmente perturbado por Dolorès (Virginie Ledoyen), que não aceita dividir o marido com Aurore.
Triângulo amoroso é tema muito tratado em ficção. Mas Emmanuel Mouret, que assina a direção e o roteiro do filme, inova com a forma de narrar esta história de amor e traição: as cenas não são apresentadas em sequência cronológica e o espectador é incitado a montar o quebra cabeça da trama. Logo no início Aurore e Jean se encontram e ele devolve a correntinha que ela havia lhe dado. Um recuo no tempo e Aurore está na casa que pertencia ao pai, falecido recentemente, numa espécie de refúgio. Abalada emocionalmente, ela não quer retomar a carreira de concertista de piano, por mais que o irmão e empresário insista para que no mínimo volte a se exercitar no instrumento.
No entanto, Aurore conhece Jean, que está acabando seu trabalho na mansão, e em pouco tempo eles iniciam um affair, mesmo depois que ela fica sabendo que Jean é casado. Até o interesse pela música é reativado em Aurore depois do início do romance. Tudo, enfim, entre o novo casal corre a mil maravilhas, até o dia em que Dolorès procura a rival e pede que ela desista de seu marido. A partir deste momento, a esposa traída começa sua trama ardilosa para afastar Aurore e Jean.
Narrando desta maneira, parece que o filme se passa de forma linear. Mas há cortes, idas e vindas no tempo e o espectador precisa estar atento para descobrir em que momento a trama se encontra e como tudo se articula.
Além de paisagens paradisíacas (as cenas de Aurore e Jean na ilha e na praia são deslumbrantes), Um novo dueto encanta pela maneira peculiar de se contar o amor vivido pelos três personagens. Aliando romance, intriga e uma bela dose de mistério e suspensa o filme prende a atenção do espectador do início ao fim. Destaque para a interpretação de Jasmine Trinca, que com delicadeza dá vida a uma personagem multifacetada.
Fotos: divulgação
Deixe comentário