Circo teatro: Cirque du Soleil, foto 1

A turnê de Corteo, do Cirque du Soleil, chega a Curitiba em novembro

De em outubro 15, 2013

Circo teatro: Cirque du Soleil, foto 1

Em turnê pelo Brasil, Cirque du Soleil com o espetáculo Corteo chega a Curitiba dia 8 de novembro

O título grafado em italiano, Corteo, significa em português cortejo. Exatamente este o espírito do espetáculo da companhia canadense que está em turnê pelo Brasil desde o início do ano, ou seja, um cortejo de alegria, fantasia e magia, em que um palhaço imagina o seu próprio funeral, sendo observado por anjos adoráveis! Agora é a vez do Paraná: Cirque du Soleil já em Curitiba. A trupe se apresenta na capital paranaense a partir do dia 8 de novembro.
Sob a batuta do diretor ítalo-suíço Daniele Finzi Pasca, Corteo já foi assistido por mais de 6,5 milhões de espectadores pelo mundo, desde sua estreia em Montreal/Canadá, em 2005. A turnê brasileira do espetáculo começou em março deste ano em São Paulo e já passou por Brasília e Belo Horizonte. Depois de Curitiba, Cirque du Soleil irá ainda para o Rio de Janeiro em dezembro e fecha a temporada brasileira em Porto Alegre, quando estará a partir de abril de 2014.

Circo teatro: Cirque du Soleil, foto 2

Corteo une a tradição circense com uma proposta dramática onírica.

A companhia canadense já esteve no país por outras quatro vezes, quando apresentou os espetáculos Saltimbanco, Alegría, Quidam e Varekai. Desta vez Corteo  consegue unir a tradição circense com uma proposta dramática onírica. Já nas cenas iniciais, com o sonho do palhaço e as pessoas que o amam ao seu redor, há camas, cadeiras, bicicletas, todas voadoras. Na sequência, números que nunca podem faltar nas apresentações circenses, como trapézio, cama elástica, corda-bamba, malabares, marionete, bailarinas e, claro, os números de palhaços tão esperados pela garotada.
A cenografia de Corteo proporciona que o espectador fique num espaço desconhecido entre o céu e a terra. Jean Rabasse, responsável pelos cenários, dividiu o palco giratório em duas partes: assim os dois lados com os espectadores ficam frente a frente. A pessoa assiste ao show e ao mesmo tempo pode apreciar a reação dos demais espectadores que estão na posição oposta à sua.

Circo teatro: Cirque du Soleil, foto 3

Espetáculo é um cortejo de alegria em que um palhaço imagina o próprio funeral

Outro destaque de Corteo são os figurinos: para 41 personagens, Dominique Lemieux criou 131 fantasias deslumbrantes. Segundo a figurinista, os tecidos passaram pela técnica conhecida como aerografia, que confere um aspecto envelhecido.
Sem dúvida, Corteo é um espetáculo que aguça a fantasia, tanto em crianças como em adultos. Não perca!

Fotos: divulgação

28º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: