Cineasta Paul Riniker abre Panorama do Cinema Suíço

De em maio 13, 2011

Paul Riniker, diretor do filme Aves de Verão, na abertura do festival

Diretor de Aves de Verão, exibido ontem no CineSESC, participou da solenidade de abertura da mostra dedicada à Suíça, que acontece de 13 a 22 de maio no CineSESC e CCBB

Ontem, numa noite para convidados, foi aberto oficialmente o 2º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo 2011. No saguão do CineSESC as pessoas iam chegando e já eram recepcionados com um coquetel.
A mostra é uma parceria do Consulado Geral da Suíça em São Paulo com o SESC São Paulo e conta com o apoio do CCBB São Paulo; de 13 a 22 de maio serão apresentados 13 longas inéditos(7 ficções e 6 documentários, com legenda eletrônica).
O festival apresenta ao público uma coletânea da atual produção cinematográfica da Suíça, que contempla as várias regiões do país, com suas peculiaridades linguísticas e estética própria. Os filmes tratam de temas relevantes tanto para a comunidade suíça como para os brasileiros e reafirma o papel do cinema como um interlocutor universal.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes o Cônsul Geral Adjunto da Suíça Martin Matter, os gerentes de programação do CineSESC, Simone Yunes, e do CCBB, Rogério Campos, além do cineasta Paul Riniker, diretor de Aves de Verão (Sommervögel) que ganhou o prêmio de público na última edição do Solothurner Filmtage, da Suíça.

O Cônsul agradeceu a presença de todos e disse que a segunda edição do Panorama consolida ainda mais a parceira com o SESC, agora com a chegada do CCBB:
“Essas duas instituições culturais brasileiras são referências de mostras de cinema no país e estamos muito honrados com essa parceria. O cinema é o interlocutor capaz de dialogar com os diversos públicos e acredito que a segunda versão do Panorama do Cinema Suíço cumprirá essa missão”.

A proprietária do camping e o zelador Res (Roeland Wiesnekker)

Antes da exibição do filme, o diretor Paul Riniker fez questão de agradecer a presença de todos e afirmou que Aves de Verão é a primeira vez que está sendo exibido no Hemisfério Sul:
“Depois de 70 documentários esse é o meu primeiro longa de ficção. Assim sou o mais velho diretor de cinema estreante. Viciei-me no gênero e vou continuar a filmar ficção”, concluiu Riniker.
De hoje até 19 de maio os filmes são exibidos no CineSESC e de 18 a 22 no CCBB. Acompanhe a programação pelos portais (www.sesc.org.br e www.bb.com.br)

Foto de Paul Riniker: Alf Ribeiro
Foto do filme: Divulgação

você pode gostar


2 Comentários

Ju Piesco

maio 16, 2011 @ 09:38

Resposta

Oi, Mellone!
Já faz um tempo que acompanho seu blog. Você está de parabéns! Os conteúdos são sempre antenados e informativos!

Sobre o 2º Panorama de Cinema Suíço, acho que é uma oportunidade inédita para os paulistanos conferirem vários filmes que não viriam naturalmente para o nosso circuito. Os suíços são famosos por seus documentários e seus filmes de terror… Além disso, vários dramas e comédias muito interessantes.

Preparei no meu blog um roteiro, com a sinopse dos filmes e os horários de exibição… Se você quiser conferir: http://falacultura.com/2011/05/14/cinema-suico/

Um abraço, e parabéns novamente!

Maurício Mellone

maio 16, 2011 @ 16:25

Resposta

Ju:
Que ótimo saber q vc é minha leitora! Fui logo conhecer seu blog: adorei e passarei a te acompanhar!
Relamente, o cinema suíço é conhecido por seus documentários. O Cleveland contra Wall Street que está no Panorama é
rico e de emoções e envolvente. Obrigado pela força e parabéns pelo seu blog também!

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: