De Maurício Mellone em setembro 23, 2013
Comédia francesa que acaba de estrear, Anos Incríveis (Télé Gaucho), traz os bastidores de uma equipe de televisão formada por idealistas e revolucionários, que, por contestarem os moldes tradicionais e conservadores da mídia francesa, resolvem criar uma TV pirata. Com poucos recursos mas muita criatividade, a Télé Gaucho registra greves, movimentos populares e ações ligadas aos direitos humanos.
Com roteiro e direção de Michel Leclerc, o filme é o registro de cinco anos de atividades do grupo, daí o título em português. Destaque para as atuações de dois casais: Jean Lou e Yasmina, os diretores do canal, vividos por Eric Elmosnino e Maiwenn e os jovens e criativos Victor e Clara, interpretados por Félix Moati e Sara Forestier.
A trama inicia com Victor — um amante da sétima arte e que deseja muito se tornar um diretor de cinema — acompanhando sua mãe, vivida por Christiane Millet, à gravação de um programa popular, apresentado por Patricia Gabriel (Emmanuelle Béart), de uma poderosa emissora de TV. Numa confusão nos estúdios, ele consegue uma vaga como estagiário; com o emprego, o rapaz muda-se para a capital e se instala num pequeno apartamento da periferia. É lá que conhece um grupo de anarquistas e criativos artistas e, juntos, criam o canal de TV pirata. Victor logo se apaixona por Clara, uma garota atrapalhada, e em pouco tempo ficam juntos e têm um filho.
Além deste jovem casal, outro par divide a atenção do espectador: é Jean Lou e Yasmina, que dirigem o grupo e divergem quanto aos arroubos juvenis das transmissões do canal anarquista e as condições reais de se manter uma emissora de televisão no ar.
Anos Incríveis diverte e prende a atenção do público principalmente por mostrar o modo criativo e anárquico de convivência dos artistas e profissionais do canal de TV pirata. No entanto, algumas questões apresentadas, como o que é ser de direita ou de esquerda na sociedade contemporânea, são pouco desenvolvidas. O interessante é o desfecho da trama, que deixa para espectador avaliar de quem é a autoria do filme!
Fotos: divulgação
Deixe comentário