Clarice Lispector- a descoberta do mundo: filme sobre a escritora

De em janeiro 9, 2023

Ensaio documental da pernambucana Taciana Oliveira sobre Clarice Lispector

 

 

Considerada uma das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos, Clarice Lispector já recebeu inúmeras releituras de sua obra e vida no teatro, no cinema e na TV. No entanto a cineasta pernambucana Taciana Oliveira não se intimidou diante deste fato e acaba de lançar o que ela definiu como ensaio documental sobre a escritora.

 

 

Clarice Lispector- a descoberta do mundo, em cartaz no Cinema da Fundação, faz um passeio pela vida da escritora, desde sua chegada ainda pequena no Recife no início dos anos 1920, sua infância e adolescência em Pernambuco, sua ida para o Rio de Janeiro, seu casamento com o diplomata Maury Gurgel Valente e sua intensa vida de escritora e jornalista. Com uma rica trilha sonora, o filme mescla imagens de mar com textos da obra de Clarice lidos Andrea Veruska, Cristina Pereira, Elias Andreato e Eucir de Souza, além de depoimentos do casal de escritores Marina Colasanti, Afonso Romano de Sant’Anna, e ainda Ferreira Gullar, Alberto Dines, Maria Bonomi, amigos e familiares.

 

 

 

 

Clarice Lispector viveu a infância e adolescência no Recife

 

 

Além de trechos de seus livros e de crônicas — publicadas originalmente no Jornal do Brasil e depois reunidas no livro A descoberta do mundo —, Clarice Lispector está presente no filme por meio de sua entrevista ao programa Os mágicos, da TV Educativa, em 1976. É desta forma que o espectador sabe que Clarice se sentia na infância completamente livre e “excessivamente sensível”.

 

 

 

 

 

 

A cineasta, a partir deste primeiro depoimento da escritora, vai misturando imagens de mar com trechos da obra de Clarice e os depoimentos dos amigos. O interessante é que as imagens na praia trazem sempre uma personagem feminina, de acordo com a idade da escritora: as primeiras são com uma garotinha, depois com uma adolescente, uma mulher adulta e por último uma mulher madura.

 

 

 

Livro de 1984 reúne 468 crônicas publicadas no Jornal do Brasil (1967 a 1973)

 

 

 

 

É desta forma cronológica que a diretora vai relatando a trajetória de Clarice Lispector, primeiramente sua infância e adolescência no Recife, com os depoimentos das sobrinhas e primas. Com sua ida para o Rio, os amigos iniciam os depoimentos, contando sobre os primeiros livros, seu casamento  com o diplomata e suas constantes temporadas longe do Brasil, o nascimento de seus dois filhos (Pedro e Paulo), a separação e sua volta definitiva para o Rio. Há ainda relatos sobre as dificuldades para ingressar na imprensa carioca e dedicação integral de Clarice à escrita.

 

 

 

 

 

 

 

Estátua de Clarice no Leme, onde ela morou

Com roteiro assinado por Taciana Oliveira e pela escritora Teresa Montero e trilha sonora que se encaixa muito bem às imagens, os textos lidos ganham ainda mais significado. O tom intimista e reflexivo da obra de Clarice fica evidenciado no documentário, assim como seu olhar peculiar e aguçado sobre o cotidiano. A diretora também fez questão de incluir o depoimento do escritor pernambucano Augusto Ferraz, muito amigo de Clarice e que promoveu a visita dela ao Recife em 1976, um ano antes de seu falecimento. Filme sensível que amplia o entendimento sobre a personalidade enigmática da escritora e que incita o espectador a pesquisar a grandiosa obra literária de Clarice Lispector.

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: