De Maurício Mellone em maio 5, 2021
O artista plástico brasileiro Enio Longo é o único representante da América Latina na França-China Art-Expo, mostra internacional virtual 3D, que foi inaugurada no último dia 03 de maio em Paris/França e que pode ser acompanhada pelo público nos próximos dois meses.
Com curadoria de Jean Jacques Humbert e tendo como tema Metamorfose, a exposição reúne 22 artistas, de 8 países, e Enio Longo está presente com seis obras, sendo uma nanoarte — técnica que cria obras visuais a partir de imagens de partículas extremamente pequenas —, e as demais são pinturas com outras técnicas, além de um vídeo produzido especialmente para o evento. Pioneiro em nanoarte, o artista brasileiro desenvolve seus trabalhos junto ao CDMF (Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais), instituto de pesquisa, inovação e difusão sediado na UFSCarlos (Universidade Federal de São Carlos/SP)
Na obra de nanoarte que participa da mostra francesa, o artista brasileiro trabalha as interfaces da natureza, ciência e arte, penetrando no imaginário ao revelar aos olhos o oculto da natureza, tendo por base imagens obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão, geradas na análise de diversos tipos de materiais nos laboratórios do CDMF.
Enio levou para a França-China Art-Expo, além de seu trabalho em nanoarte, outras pinturas com várias alternativas de material, além de um vídeo, produzido em parceria com seu filho Leopoldo e supervisão de Elson Longo, diretor do CDMF, em que se enfatiza os cuidados para combater a Covid-19 e valoriza grandes cientistas, entre os quais o médico sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz, que liderou o controle das epidemias de febre amarela, varíola e peste bubônica no país.
“Neste momento em que a Humanidade foi assolada por um vírus tão mortal, acredito na renovação do mundo por meio da Arte, na troca de amor e afeto entre as pessoas. Para mim, a arte de pintar é um estado de espírito, não uma competição”, argumenta Enio Longo.
Em razão da crise sanitária mundial causada pelo coronavírus, a exposição é realizada em uma galeria virtual 3D, composta por três salas, que podem ser visitadas durante os próximos dois meses pelo site oficial: http://art-afcae.com/. Além do acesso às obras, o visitante terá informações sobre a carreira de cada artista participante da exposição. Prestigie!
Roteiro:
França-China Art-Expo/Metamorfose– mostra internacional virtual 3D, com a participação de 22 artistas, de 8 países. Acesso: http://art-afcae.com/. Temporada: até julho de 2021.
Fotos: acervo de Enio Longo
2 Comentários
Dinah Sales de Oliveira
maio 6, 2021 @ 11:28
Maurício,
Que legal a resenha e a presença do Enio na exposição!
Viva a arte, vile la France!
beijos,
Dinah
Maurício Mellone
maio 6, 2021 @ 15:41
Dinah,
tb adorei saber q o Enio participa da mostra francesa e é o único
representante da América Latina!
VC deu uma ‘passeada’ pela mostra? Bem interessante!
Beijos