Peixe fora d’água: Giovani Tozi encena solo inspirado em seu conto

De em maio 3, 2021

Em sátira política,  Giovani Tozi interpreta homem que mora num bunker

 

 

Com a intenção de manter o teatro vivo num momento ainda incerto devido à pandemia da Covid-19, os artistas vêm criando produtos que unem técnicas teatrais com as do audiovisual. Peixe fora d’água, que acaba de estrear pela plataforma Sympla, é mais uma destas experiências.

 

Com dramaturgia e direção de Marcello Airoldi, o espetáculo é uma sátira política dos tempos atuais, inspirado no conto de Giovani Tozi, Peixe cabeça de cobra, que no ano passado ganhou versões audiovisuais dirigidas por Guilherme Sant`anna, Luiz Damasceno, Marco Antônio Pâmio, Sandra Corveloni, além das versões ainda inéditas de Marcelo Lazzaratto e Neyde Veneziano.

 

 

Ator é dirigido por Marcello Airoldi, que assina a dramaturgia

 

No conto, criado nos primeiros meses do isolamento social em 2020, Tozi descreve o cotidiano de um artista que, recluso em casa, se abala ao ver uma reportagem na TV sobre um peixe predador que respira fora da água e que é capaz de matar os outros peixes do lago. Na peça, Airoldi faz uma analogia entre o peixe predador e o homem (vivido por Tozi) que está confinado num bunker: ele se contrapõe aos fatos ocorridos no Brasil da pandemia e, antes que termine seu último tubo de oxigênio, registra suas impressões sobre o mundo e a humanidade.

 

 

 

 

 

“O personagem da peça tem momentos de delírio, seja pela falta de oxigênio ou por estar bebendo a única fonte de água do bunker, a do aquário.  A trama é uma sátira política: usar o humor como ferramenta para a reflexão é uma forma autêntica de questionar os rumos de nossa sociedade”, atesta Giovani Tozi.

 

 

 

 

 


Além da composição impactante do ator para aquele inusitado habitante do bunker, destaque ainda para a música Oxigênio (de César Mello e Marcelo Airoldi) que abre e fecha o vídeo e traz referências tanto ao assassinato do norte-americano George Floyd (morto por um policial que o sufocou com o joelho em seu pescoço) como à realidade social brasileira. Temporada curta, só até o próximo domingo.

 

 

 

 

Roteiro:
Peixe fora d’água
. Texto e direção: Marcello Airoldi. Elenco: Giovani Tozi. Trilha sonora: César Mello (canção original: Cesar Melo e Marcello Airoldi). Iluminação: Cesar Pivetti. Direção audiovisual: Matheus Luz. Fotografia: Priscila Prade. Produtor executivo: Bruno Tozi. Realização: Lei Aldir Blanc, Proac SP, Tozi Produções.
Serviço:
Transmissões online pela plataforma Sympla. Horários: sexta a domingo às 20h. Ingressos: gratuitos, https://www.sympla.com.br/espacoculturalbricabraque. Classificação: 12 anos. Duração: 50 min. Temporada: até 09 de maio.

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: