Peixe fora d’água: Giovani Tozi encena solo inspirado em seu conto

De em maio 3, 2021

Em sátira política,  Giovani Tozi interpreta homem que mora num bunker

 

 

Com a intenção de manter o teatro vivo num momento ainda incerto devido à pandemia da Covid-19, os artistas vêm criando produtos que unem técnicas teatrais com as do audiovisual. Peixe fora d’água, que acaba de estrear pela plataforma Sympla, é mais uma destas experiências.

 

Com dramaturgia e direção de Marcello Airoldi, o espetáculo é uma sátira política dos tempos atuais, inspirado no conto de Giovani Tozi, Peixe cabeça de cobra, que no ano passado ganhou versões audiovisuais dirigidas por Guilherme Sant`anna, Luiz Damasceno, Marco Antônio Pâmio, Sandra Corveloni, além das versões ainda inéditas de Marcelo Lazzaratto e Neyde Veneziano.

 

 

Ator é dirigido por Marcello Airoldi, que assina a dramaturgia

 

No conto, criado nos primeiros meses do isolamento social em 2020, Tozi descreve o cotidiano de um artista que, recluso em casa, se abala ao ver uma reportagem na TV sobre um peixe predador que respira fora da água e que é capaz de matar os outros peixes do lago. Na peça, Airoldi faz uma analogia entre o peixe predador e o homem (vivido por Tozi) que está confinado num bunker: ele se contrapõe aos fatos ocorridos no Brasil da pandemia e, antes que termine seu último tubo de oxigênio, registra suas impressões sobre o mundo e a humanidade.

 

 

 

 

 

“O personagem da peça tem momentos de delírio, seja pela falta de oxigênio ou por estar bebendo a única fonte de água do bunker, a do aquário.  A trama é uma sátira política: usar o humor como ferramenta para a reflexão é uma forma autêntica de questionar os rumos de nossa sociedade”, atesta Giovani Tozi.

 

 

 

 

 


Além da composição impactante do ator para aquele inusitado habitante do bunker, destaque ainda para a música Oxigênio (de César Mello e Marcelo Airoldi) que abre e fecha o vídeo e traz referências tanto ao assassinato do norte-americano George Floyd (morto por um policial que o sufocou com o joelho em seu pescoço) como à realidade social brasileira. Temporada curta, só até o próximo domingo.

 

 

 

 

Roteiro:
Peixe fora d’água
. Texto e direção: Marcello Airoldi. Elenco: Giovani Tozi. Trilha sonora: César Mello (canção original: Cesar Melo e Marcello Airoldi). Iluminação: Cesar Pivetti. Direção audiovisual: Matheus Luz. Fotografia: Priscila Prade. Produtor executivo: Bruno Tozi. Realização: Lei Aldir Blanc, Proac SP, Tozi Produções.
Serviço:
Transmissões online pela plataforma Sympla. Horários: sexta a domingo às 20h. Ingressos: gratuitos, https://www.sympla.com.br/espacoculturalbricabraque. Classificação: 12 anos. Duração: 50 min. Temporada: até 09 de maio.


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: