De Maurício Mellone em dezembro 17, 2012
Pura emoção. Esta sensação que tive ao sair do cinema depois de assistir ao documentário Liv & Ingmar – Uma História de Amor. Por meio de uma longa entrevista com a atriz norueguesa Liv Ulmann, o diretor Dheeraj Akolkar, que também assina o roteiro, traça um perfil da intensa e profunda relação de amor e amizade entre ela e o diretor sueco Ingmar Bergman.
Extremamente à vontade diante da câmera, Liv relembra sua vida ao lado do gênio da sétima arte, desde Persona, primeiro dos 12 filmes de Bergman que estrelou quando tinha apenas 25 anos e ele 46, até os dias atuais em que ela visita na Suécia a ilha em que eles viveram juntos. O documentário não tem a intenção de analisar a carreira de Bergman e muito menos a da atriz, mas se atém à relação afetiva criada entre eles, que foram casados apenas 5 anos (tiveram uma filha), mas o laço de amor permaneceu até a morte do cineasta em 2007.
Liv & Ingmar – Uma História de Amor mescla imagens da entrevista atual de Liv Ulmann com cenas dos filmes de Bergman: muitas vezes o relato da vida em comum que tiveram é ilustrado com takes de Vergonha/1968 ou A Paixão de Anna/1969. A atriz faz questão de ressaltar que começou sua carreira no teatro e quando foi convidada por Bergman a estrelar Persona ele já era um cineasta famoso e de prestígio. Liv conta que o fascínio entre eles foi imediato, mas ela teve receio — ambos eram casados e a diferença de idade era grande. Mas por insistência do diretor, ela abandonou tudo e foi morar com ele. O documentário é dividido por alguns temas, como Amor, Solidão, Dor, Separação, enquanto a atriz faz seu relato. A participação de Bergman aparece apenas por cartaz, lidas em off, enviadas para a atriz.
“Estamos dolorosamente ligados”
Esta é uma das frases de Bergman que define a relação deles. Mesmo depois da separação, eles permaneceram juntos até o final da vida dele. Outra declaração emocionante de Bergam é que Liv Ulmann era seu Strativarius, ou seja, o gênio, autor de grandes obras só conseguia se expressar por intermédio da grande atriz, seu maior e melhor instrumento!
Um olhar singelo e sensível para uma grande história de amor entre dois talentosos artistas.
Fotos: divulgação
4 Comentários
Laura Fuentes
dezembro 18, 2012 @ 12:47
Concordo contigo, o documentário é tocante ao falar desse amor intenso, desafiador e condenado. E como ela está linda deixando a idade vir naturalmente. Um exemplo e tanto para as divas de Hollywood, não? Um 2013 iluminado procê, meu nego.
Maurício Mellone
dezembro 18, 2012 @ 16:30
Laura,
a Liv continua linda, mesmo com o passar dos anos!
A nossa Fernanda Montenegro tb nunca escondeu sua idade
e está cada vez mais encantadora em cena!
Muito obrigado por suas visitas constantes!
Um 2013 de muita SORTE a todos nós e muita luz!
bjs
adriana bifulco
dezembro 17, 2012 @ 17:53
Lindo texto, Ma. Revela toda a emoção que sentiu quando assistiu ao filme que, com certeza, conta uma história maravilhosa. Boa dica!!! Beijão
Maurício Mellone
dezembro 18, 2012 @ 16:33
Adriana:
não deixe de assistir, agora q está prestes a ter folga do tronco! rsrsr
O amor de Liv Ulmann e Ingmar Bergamn é para todos nós termos como referência:
apesar das dificuldades e atropelos da vida, ambos mantiveram o afeto e sentimento
profundo um pelo outro. Até a morte dele….. ou literalmente PRA SEMPRE!
Bjs e volte sempre por aqui, adoro receber os amigos em ‘casa’! rsrsr