De em maio 31, 2012
Oportunidade única para conhecer a vida e obra de um mestre das artes plásticas, o italiano nascido em Livorno, em 1884, Amedeo Clemente Modigliani. O MASP apresenta, até o dia 15 de julho, Modigliani: Imagens de uma Vida, exposição que traz 37 obras do artista entre pinturas, desenhos e esculturas, além de 22 obras de amigos do autor, com destaque para três óleos de sua esposa Jeanne Hébuterne, uma gravura de Pablo Picasso, outra de Léonard Foujita, peças de Max Jacob e pinturas que Modigliani produziu a quatro mãos com Moïse Kisling. Há ainda 200 peças, como cartas, cartões postais, manuscritos e fotos, com destaque para o diário escrito por sua mãe, Eugénie Garsin.
A mostra tem como objetivo revisitar tanto o homem como o artista Modigliani por meio da complexidade de suas experiências, as mais secretas e íntimas. Logo ao entrar na sala de exposição, no subsolo do museu, o público tem acesso a uma linha do tempo, que mostra desde os primeiros anos em Livorno onde nasceu, seus estudos iniciais, seus problemas de saúde logo na infância, a decisão por se tornar pintor, até suas viagens pela Itália onde participa de cursos de pintura em Florença, Roma e Veneza e sua chegada em Paris em 1906, onde conhece os grandes artistas e intelectuais da época e vive seu apogeu profissional, criando seu próprio estilo. Ao lado da trajetória profissional, a mostra também revela os excessos da vida boêmia de Modigliani, seus inúmeros problemas de saúde, além dos casos amorosos e sua morte precoce em 1920, aos 35 anos, de tuberculose.
Modigliani: Imagens de uma Vida tem curadoria no Brasil de Olívio Guedes, diretor da Casa Modigliani (SP) e internacional do professor Christian Parisot, presidente do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma. A mostra desenvolve-se em quatro núcleos, A formação na Itália, A experiência em Paris, O interlúdio da escultura e A consolidação estilística e revela como Modigliani recebeu influências de diversas correntes artísticas, como o cubismo e o impressionismo, mas criou o seu próprio estilo:
“Modigliani, que foi definido ‘o artista sem mestres e sem discípulos’, se destaca no panorama de nomes importantíssimos da história da arte por ter sido fiel à sua visão figurativa da arte, que é síntese perfeita entre a imagem e o sentimento que isso suscita em transferir a alma dos sujeitos e não apenas as fisionomias deles”, diz o curador.
A exposição permanece em São Paulo até julho e depois segue para Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer (MON).
Roteiro:
Modigliani: Imagens de uma Vida: exposição sobre a vida e obra do artista italiano Amedeo Clemente Modigliani reúne 37 obras entre pinturas, desenhos e esculturas, além de trabalhos de amigos do autor e 200 peças, como cartas, cartões postais e fotos. Curadoria: no Brasil de Olívio Guedes, diretor da Casa Modigliani (SP) e internacional do professor Christian Parisot, presidente do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma.
Serviço:
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Av. Paulista, 1578, Tel.: (11) 3251.5644. De 3ª a domingo e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingressos: R$ 15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60: entrada franca. Às 3ªs feiras: acesso gratuito a todos. Até15 de julho.
Fotos: divulgação
Deixe comentário