Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente: filmes e debates

De em maio 27, 2020

Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra- documentário de Jorge Bodanzky e João Farkas

Em razão da quarentena, a Mostra Ecofalante de Cinema este ano será realizada somente em agosto. Mas para comemorar a Semana do Meio Ambiente os organizadores programaram uma mostra especial, que acontece de 3 a 9 de junho.
A Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente contará com debates transmitidos ao vivo tanto na página do Facebook como no canal do You Tube da Mostra Ecofalante, além de cinco filmes produzidos no Brasil, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido ficarem disponíveis na plataforma Videocamp durante a mostra.

 

O documentário Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra, dos diretores Jorge Bodanzky e João Farkas abre a mostra. O filme narra a trajetória de Ruivaldo Nery de Andrade, que ganhou destaque como um soldado na linha de frente da batalha pela proteção do meio ambiente.

 

 

 

Os filmes apresentados durante a mostra servirão como mote para as discussões dos debates, que terão como tema central a conservação ambiental.

 

 

 

“Não poderíamos deixar a Semana do Meio Ambiente passar em branco, especialmente neste momento em que a pandemia e a crise  política e econômica  têm amplificado os problemas socioambientais no Brasil e no mundo. A Mostra já faz parte do calendário da cidade de São Paulo e, com esta edição online, podemos expandir o público e o debate para todo o Brasil”, afirma Chico Guariba, diretor da Ecofalante.

 

 

Amazônia Sociedade Anônima, de Estêvão Ciavatta

 

Além do documentário de Bodanzky e Farkas, serão exibidos ainda Amazônia Sociedade Anônima, direção de Estêvão Ciavatta, que registra uma união inédita entre índios e ribeirinhos para salvar a floresta de máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal.

 

 

 

 

A Grande Muralha Verde, dirigido por Jared P. Scott e produção-executiva de Fernando Meirelles, é outra produção que consta da programação, que se completa com os filmes O Golpe Corporativo de Fred Peabody e Ebola: Sobreviventes, do diretor Arthur Pratt. Acompanhe a seguir a programação completa:

Programação:

03/06

19h00 – Abertura com Chico Guariba e Laís Bodanzky

19h30 – Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra 

 

Ebola: Sobreviventes, do diretor Arthur Pratt


04/06

17h00 – Golpe Corporativo de Fred Peabody  e Ebola: Sobreviventes de Arthur Pratt

19h00 – Debate com Jorge Bodanzky e João Farkas e mediação de Flávia Guerra.

 

 

 

05/06

15h00 – Debate “O papel do cinema na comunicação de questões socioambientais” com os diretores Fernando Meirelles, Jorge Bodanzky, Estêvão Ciavatta e Walter Salles  e mediação de Flávia Guerra.

17h00 – Amazônia Sociedade Anônima de Estevão Ciavatta

19h00 – Debate “Conservação: Ataque ao Meio Ambiente e aos Povos Tradicionais”, com Adriana Ramos, mediação de Claudio Angelo.

A Grande Muralha Verde de Jared P. Scott

 

06/06

17h00 – A Grande Muralha Verde de Jared P. Scott

19h00 – Debate “Mudanças Climáticas: desertificação, conflitos, migrações e outros impactos imediatos”, com Fernando Meirelles, Paulo Artaxo, mediação de Daniela Chiaretti.

 

 

07/06

19h00 – Debate “System Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia”, com Ladislau Dowbor, Sueli Carneiro e mediação de Silvio Caccia Bava.

 

08/06
19h00 – Debate “Saúde – Como Comunicar em Tempos de Crise Sanitária e Fake News?”, com Douglas Rodrigues, Átila Iamarino  e mediação de Mariluce Moura.

 

 

Serviço:
Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente – de 3 a 9 de junho de 2020. Debates no Facebook e You Tube da Mostra Ecofalante e filmes acessíveis na plataforma Videocamp.

 

 

Fotos: divulgação

 

 

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: