De Maurício Mellone em novembro 13, 2023
O ator Ailton Graça vive um momento especial na carreira. Tendo a chance de interpretar seu primeiro protagonista no cinema, ele compõe um dos grandes artistas brasileiros, Antônio Carlos Bernardes Gomes, conhecido como Mussum, que iniciou a carreira como sambista e fez imenso sucesso como humorista na televisão e no cinema.
Mussum, o filmis, com direção de Silvio Guindane e roteiro assinado por Paulo Cursino, baseado no livro de Juliano Barreto, Mussum- uma história de humor e samba, revela a trajetória de vida de Antônio Carlos, desde a infância pobre vivida no subúrbio carioca, sua passagem pela Aeronáutica, a carreira de sambista com o grupo Os Originais do Samba até o sucesso avassalador na TV, em Os Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Zacarias.
Além de um trabalho minucioso e sensível na composição do personagem, Ailton Graça lidera um elenco de grande talento, como Yuri Marçal e o garoto Thawan Lucas Bandeira (que interpretam o Mussum no início da carreira e na infância), Cacau Protásio e Neusa Borges, ambas no papel de Malvina, a mãe de Mussum, além de Gero Camilo, Felipe Rocha e Gustavo Nader (Didi, Dedé e Zacarias), Vanderley Bernardino, na pele de Chico Anysio, e Cinnara Leal, Jeniffer Dias e Késia Estácio, que interpretam as esposas de Mussum.
O filme começa com Mussum num esquete de TV, em Os Trapalhões: ao terminar a cena é avisado que a mãe foi hospitalizada e ele deixa tudo para estar ao lado dela. Neste instante de dor, ele revê toda a sua trajetória de vida e a trama volta à infância de Carlinhos, vivido com brilhantismo pelo garoto Thawan Lucas. Nesta fase de dificuldade, a mãe (Cacau Protásio) tratava o filho com rigidez e ao mesmo tempo muito carinho: graças a seu empenho que o garoto vai estudar num internato. Já adulto, o ator Yuri Marçal assume o personagem e o público sabe de passagens pouco conhecidas de Mussum, como seu ingresso na Aeronáutica e o início de carreira como sambista, primeiro no grupo Os Sete Modernos e depois tocando reco-reco em Os Originais do Samba.
Ailton começa sua participação exatamente no momento que o grupo de samba fazia muito sucesso e ele é convidado a participar da Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio. No início, já como Mussum, ele conseguia conciliar as duas carreiras, mas com sua entrada no grupo liderado por Renato Aragão, as agendas começaram a colidir e ele foi obrigado a assumir sua faceta como humorista; e o sucesso foi imenso, tanto nos programas de TV como em diversos filmes de Os Trapalhões.
Cinebiografia de um artista de renome dificilmente escapa da armadilha de tentar compilar fatos de toda uma vida em tão pouco tempo. O diretor e o roteirista bem que tentaram, mas passagens importantes da trajetória de Mussum foram apenas citadas — ele participou de mais de vinte filmes, além do sucesso dele no samba — ou pouco exploradas, como seu amor ao samba e à Mangueira. No entanto, Silvio Guindane, por também ser ator, soube valorizar no set a sintonia entre o elenco e a excelente performance de Ailton Graça, Cacau Protásio, Neusa Borges, Yuri Marçal e os atores que viveram os comediantes de Os Trapalhões — a cena do clipe em que Mussum interpreta Clara Nunes é hilária.
Premiado no último Festival de Gramado, Mussum, o filmis estreou e alcançou o posto de maior estreia nacional de 2023. Aqui no Recife está em cartaz no Shopping Boa Vista: tomara que seja exibido por muitas semanas para que o público possa ter acesso à história deste grande artista popular.
Fotos: divulgação
2 Comentários
Nadyr
novembro 14, 2023 @ 18:12
Como sempre, você dá um show, fiquei morrendo de vontade de assistir ao filme. Parabéns!!
Maurício Mellone
novembro 14, 2023 @ 18:49
Nadyr,
vc vai gostar do filme, o Ailton Graça está
maravilhoso.
Obrigado pela visita
Volte sempre
Beijos