Panorama SESI de Dança 2012, Caprichosa voz que vem do pensamento

Panorama SESI de Dança 2012 com espetáculos gratuitos até o dia 16

De em dezembro 6, 2012

Panorama SESI de Dança 2012, Caprichosa voz que vem do pensamento

Caprichosa voz que vem do pensamento, coreografia de Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho

Serão 10 dias do que há de mais pulsante na dança contemporânea. Esta a proposta do Panorama SESI de Dança/2012, que acontece no Teatro do SESI, Sala Ruth Cardoso, de 5 a 16 de dezembro, sempre de quarta a domingo, com ingressos gratuitos. De acordo com a curadora, a jornalista e crítica Ana Francisca Ponzio, são grupos do Brasil e de diversos países que apresentam criações que refletem a confluência cultural do mundo globalizado dos dias atuais. As coreografias revelam uma diversidade de tendências, desde a dança urbana mesclada com hip hop do grupo Käfig Brasil, que já se apresentou por vários países e faz sua estreia agora por aqui, até a Cia alemã Toula Limnaios com a coreografia Wut (raiva), uma peça sobre choque e protesto, e as coreografias brasileiras Caprichosa voz que vem do pensamento (de Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho) e Sobre todas as coisas, da Cia Gira Dança, de Natal/RN, um trabalho do mineiro Mário Nascimento.

Panorama SESI de Dança 2012, Agwa do grupo Käfig Brasil

Grupo Käfig Brasil trouxe para o evento a coreografia Agwa e Correria

Ontem tive a grata satisfação de participar da abertura do evento, que trouxe o grupo carioca Käfig Brasil, dirigida pelo francês Mourad Merzouki, em que 11 eletrizantes bailarinos — moradores de comunidades cariocas — apresentaram duas coreografias. Em Correria o espectador chega a perder o fôlego graças a uma corrida trepidante, frenética dos lindos e ágeis bailarinos, que com seus movimentos impulsionam o ritmo da vida. Já em Agwa, o trabalho é inspirado no componente vital para a vida (a água), um recurso natural precioso e que deve ser preservado e economizado.
Em Caprichosa voz que vem do pensamento, Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho criaram um espetáculo que reúne dança, literatura, teatro, circo, rádio-teatro, mágica, pintura: todas estas expressões exercem o desejo de ser música.
Da Alemanha chega Wut, da companhia da coreógrafa e performer Toula Limnaios, que acabou de estrear em Berlim: é uma peça sobre a raiva e que nos joga num universo de contradições e desassossego. Com uma proposta diametralmente oposta, o público poderá conferir Lunaris, da paulista Emile Sugai, peça inspirada na poesia zen-budista de Matsuó-Bachô, que cria uma interface de comunicação artística entre a linguagem do corpo e a imagem da lua, com seus mitos, suas fases e sombras.
De São Paulo também a coreografia Obrigado por vir, concepção de Key Sawao e Ricardo Iazzetta, traz cinco pessoas num lugar qualquer questionando qual agradecimento seria justo hoje, qual reflexão cabe em suas bocas e qual agradecimento vibra em seus corpos.
A coreografia Identificazione di una donna, do brasileiro Claudio Bernardo que vive hoje na Bélgica, é inspirada na busca de uma mulher que finalmente se torna a dança em si mesma. Outra atração do Panorama é Avà, o homem que caminha, da coreógrafa suíça Joëlle Bouvier, com a Cia paulista Sociedade Masculina; o trabalho é inspirado nas fotos de Sebastião Salgado do garimpo de Serra Pelada e em poemas de Fernando Pessoa.
Os cariocas Renato Vieira e Bruno Cezario trazem Boca do Lobo cujo tema é o risco, a condição de estar em perigo, de realizar experiências sem controle, aventurar-se ao embalo da embriaguez de cada época.

Panorama SESI de Dança 2012: Sapatos Brancos do Núcleo Luis Ferron

Núcleo Luis Ferron apresenta Sapatos Brancos e Baderna

Na coreografia do paulista Luis Ferron, Sapatos Brancos, estão em cena as tradições do carnaval paulistano:  as escolas de samba da cidade e a magia do ritual da dança do mestre sala e da porta-bandeira. Ferron traz ainda para o Panorama Baderna, inspirada em rituais afro-brasileiros, folguedos e encontros regidos pela presença marcante dos tambores e suas derivações. Este trabalho será apresentado na rampa do edifício da Fiesp.

Panorama SESI de Dança 2012: Sobre Todas-Coisas da Cia Gira Dança

Sobre Todas Coisas, da Cia Gira Dança, criação de Mário Nascimento

Para encerrar o Panorama SESI de Dança/2012 , a Cia Gira Dança da cidade de Natal/RN apresenta a coreografia Sobre todas as coisas, dirigida pelo mineiro Mário Nascimento. Formado por bailarinos com deficiências físicas, o espetáculo discute questões sobre a condição humana e suas fragilidades, sem dispensar o bom humor.
Final de ano é sempre movimentado, com inúmeras atividades, mas não deixe de participar deste evento que procura fazer um balanço da dança contemporânea, com trabalhos diversificados e de grande qualidade.

Fotos: divulgação

Panorama SESI de Dança:Agwa do grupo Käfig Brasil

Os eletrizantes bailarinos do grupo carioca Käfig Brasil

Roteiro:
Panorama SESI de Dança/2012
Dias 5 e 6/12 (quarta e quinta-feira) – Käfig Brasil, espetáculo Correria Agwa (França-Brasil)
Dia 7/12 (quinta-feira) – Maria Alice Poppe e Tato Taborda, espetáculo Caprichosa voz que vem do pensamento (Rio de Janeiro)
Dias 8 e 9/12 (sábado e domingo) – Cie. Toula Limnaios, espetáculo Wut (Alemanha)
Dia 12/12 (quarta-feira) – Emilie Sugai, espetáculos Lunaris Key & Zetta e Obrigado por vir (São Paulo)
Dia 13/12 (quinta-feira) – Claudio Bernardo, Cia. As Palavras, espetáculo Identificazione di uma donna (Bélgica) e Cia. Sociedade Masculina, espetáculo Avà, o homem que caminha
Dia 14/12 (sexta-feira) – Renato Vieira Companhia de Dança, espetáculo Boca do Lobo (Rio de Janeiro)
Dia 15/12 (sábado) – Núcleo Luis Ferron, espetáculo Sapatos Brancos (São Paulo)
Dia 16/12 (domingo) – Companhia Gira Dança, espetáculo Sobre todas as coisas (Natal, RN); Núcleo Luis Ferron, espetáculo Baderna (São Paulo)  Serviço:
Teatro do SESI (456 lugares), Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp.  Horários: de 05 a 16 de dezembro, de quarta a sábado, às 20h30; domingo, às 19h30. Ingresso: entrada franca, limite de dois ingressos por pessoa. A distribuição dos ingressos tem inicio a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento (de quarta-feira a sábado, das 12h às 20h30; e domingo, das 12h às 19h).


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: