De Maurício Mellone em novembro 4, 2022
A festa e a alegria do circo estão garantidas para as crianças e o público em geral de Jaboatão dos Guararapes. Neste final de semana e no próximo (dias 5, 6, 12 e 13, com sessões às 18h e 20h) desembarca na cidade o projeto Teatro nos Parques Unilever, com atrações gratuitas, a céu aberto, de circo, teatro e dança. O palco das apresentações é o Parque da Cidade, na Estrada da Batalha, 2026.
O evento, em sua 17ª temporada e segunda de âmbito nacional, tem como objetivo formar público e democratizar o acesso da população às artes cênicas. Dentre as atrações que irão se apresentar em Jaboatão destaque para a peça Espavento, do grupo Teatro de Retalhos, Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco, Malassombros, do grupo Teatro de Retalhos, Tem boi no algodão, da companhia Boca de Cena e Circo Trupiada, da Trupe CircuLuz.
Criado em 2009, o projeto Teatro nos Parques Unilever apresenta espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e teatros com acessibilidade. Já foram realizadas 560 apresentações teatrais em seis estados e 25 cidades brasileiras e o projeto hoje é considerado um dos maiores em temporadas itinerantes de teatro do país.
Acompanhe a seguir as atrações que irão se apresentar em Jaboatão dos Guararapes:
Espavento, do Teatro de Retalhos – Construído a partir de jogos de improviso, a peça traz sete palhaços em cena, que desenvolvem jogos cômicos e com referência aos números de tradição circenses como corda bamba, mágica, malabares e acrobacias.
Dia 5 de novembro, sábado, às 18h
Re Te Tei, do Tropa do Balacobaco – O espetáculo de mamulengos conta a história do menino Chico Catolé, criado pelas trigêmeas cantadoras de samba de coco. No sertão pernambucano, depois de contar muita mentira, Chico cria uma confusão e fica diante de uma lenda local, O Papa Figo.
Dia 5 de novembro, sábado, às 20h
Malassombros, do Teatro de Retalhos – o espetáculo resgata cinco histórias que povoam o imaginário do sertão brasileiro, coletadas em Pernambuco. São tramas de arrepiar os cabelos, mas contadas de forma leve e divertida.
Dia 6 de novembro, domingo, às 18h
A Festa na Fazenda de Dona Quitéria, do Mamulengando Alegria – Numa noitada de festa na fazenda de Dona Quitéria, chegam irreverentes personagens como Chica do Cuscuz, Janeiro e o Dr. Rodoleira. Entre uma história e outra, os caboclinhos e outros bonecos cantam, dançam e animam a festa.
Dia 6 de novembro, domingo, às 20h
Tem boi no algodão, da Boca de Cena – Inspirado na cultura nordestina, o espetáculo leva o público a se divertir e conhecer o universo cômico do boneco popular paraibano, o babau, com suas toadas de forró e coco de roda.
Dia 12 de novembro, sábado, às 18h
Catirina entre dois Amores, da Trupe CircuLuz – O espetáculo é inspirado em duas brincadeiras populares nordestinas, o cavalo marinho de Pernambuco e o bumba meu boi do Maranhão. A encenação traz a musicalidade, dança e comicidade dessas brincadeiras.
Dia 12 de novembro, sábado, às 20h
Colcha de Retalhos, da Boca de Cena – Espetáculo de bonecos com três histórias costuradas como em uma colcha de retalhos. O primeiro retalho é a adaptação de Chapeuzinho Vermelho, numa versão nordestina. O segundo é a história de Totó, um cachorro vira-lata que possui um rabo temperamental. E o terceiro retalho é a história de uma lagarta que se apaixona por uma minhoca.
Dia 13 de novembro, domingo, às 18h
Circo Trupiada, da Trupe CircuLuz – Espetáculo mistura cultura popular, circo e palhaçaria. São as histórias das palhaças Keke Kerubina, Muvuca e do palhaço Parafina que realizam essa costura de possibilidades, flertando com a roda e a comicidade popular.
Dia 13 de novembro, domingo, às 20h
Roteiro:
Teatro nos Parques Unilever, em Jaboatão dos Guararapes/PE. Horários: dias 5, 6, 12 e 13 de novembro, às 18h e às 20h. Ingressos gratuitos. Parque Cidade, Estrada da Batalha, 2026, Prazeres.
Fotos: divulgação
Deixe comentário