9º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo: mostra presencial e online

De em outubro 7, 2022

Mostra apresenta 21 filmes entre longas (ficção e documentários) e curtas

 

 

Mais uma vez os brasileiros terão a chance de assistir à nova safra do cinema da Suíça. De 13 a 19 de outubro acontece o Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, com a exibição de 21 filmes, entre longas-metragens (ficção e documentário) e curtas-metragens. A mostra será híbrida, com exibição presencial em São Paulo (CineSesc) e online por meio da plataforma Sesc Digital.

 

 

O longa-metragem Última Dança, da diretora Delphine Lehericey, escolhido pelo público como melhor filme do 75º Festival de Cinema de Locarno deste ano é um dos destaques da mostra suíça, que traz ainda o curta brasileiro Big Bang, do diretor Carlos Segundo, premiado como melhor curta-metragem de autor, no mesmo festival.

 

 

 

 

 

 

Última Dança/Last Dance, de Delphine Lehericey

 

Numa realização do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, do Sesc e da SwissFilms, a edição deste ano do Panorama conta com a parceria do  Festival de Locarno e da mostra Pont.E, de Lausanne, daí a presença de produções vencedoras destes festivais. É o caso de Última dança, em que Germain, de 75 anos, vive uma aposentadoria contemplativa e recebe todo o apoio e carinho de Lise, casada com ele há 50 anos. Com a morte repentina de Lise, a vida do ancião se transforma de forma negativa, em razão da interferência invasiva de seus familiares.

 

 

 

 

 

Big-Bang, do brasileiro Carlos Segundo

 

O diretor brasileiro Carlos Segundo, premiado em Locarno com o curta Big Bang, também terá destaque na mostra. Seu filme narra a história de Chico, um homem com nanismo, que conserta fornos e vive um conflito interno por se sentir abandonado pela família e excluído socialmente.

 

 

 

 

 

 

 

Vizinhos/Neighbours, de Mano Khalil

 

Outro destaque do Panorama é o premiado filme Vizinhos, do diretor curdo-suíço Mano Khalil, que retrata os horrores da guerra por meio do olhar de um menino. Para o público brasileiro outra agradável surpresa é a participação neste filme da atriz brasileira Tuna Dwek.

 

 

 

 

 

 

 

Alain Tanner: homenageado

 

O cinema suíço é reconhecido internacionalmente por sua maciça produção de documentários. A edição deste ano da mostra traz documentários inéditos e biográficos, como Amando Patrícia Highsmith, sobre a trajetória da escritora de romances policiais, e A arte do silêncio, que retrata a vida de Marcel Marceau, um dos mais importantes mímicos do mundo. Destaque ainda para a homenagem ao diretor Alain Tanner, falecido este ano e um dos expoentes da Nouvelle Vague. Confira a programação completa no site: sescsp.org.br/cinesesc

 

 

 

 

 

Roteiro:
Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo
, mostra de 21 filmes, entre longas e curtas. De 13 a 19/10. Exibição híbrida: presencial no CineSesc/SP (Rua Augusta, 2075) e online pela plataforma Sesc Digital.

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 


2 Comentários

Dinah Sales de Oliveira

outubro 7, 2022 @ 12:06

Resposta

Maurício,
Muito obrigada pela força na divulgação do Panorama suíço, ótima resenha!

beijos,
Dinah

Maurício Mellone

outubro 7, 2022 @ 14:28

Resposta

Dinah, querida:
obrigado.
Sucesso para a mostra e
para vcs q estão na divulgação, vc e Tania Bernucci
Bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: