8º Panorama Digital do Cinema Suíço: de 27/08 a 6/09, tudo gratuito

De em agosto 25, 2020

 

Mostra da produção cinematográfica contemporânea da Suíça

Os cinemas, teatros e casas de espetáculos permanecem fechados em razão da pandemia da Covid-19. Entretanto os festivais de cinema estão voltando, com apresentações on line. Desta vez é 8º Panorama Digital do Cinema Suíço, que começa nesta quinta, dia 27 de agosto e se estende até 06 de setembro, com exibições na plataforma digital Sesc (link), totalmente gratuitas. O festival é uma realização do Consulado da Suíça em São Paulo e do Sesc São Paulo, em parceria com a agência de cinema Swiss Films e apoio das Journées de Soleure.

 

A mostra faz um recorte da produção contemporânea do cinema da Suíça, com a apresentação de 14 longas-metragens (entre documentários e ficções) e de 10 curtas-metragens divididos em dois programas, sendo um deles dedicado ao público infantil. O festival presta uma homenagem ao cineasta Alain Tanner, um dos mais importantes nomes do cinema moderno europeu, e ao ator suíço Bruno Ganz, falecido no ano passado.

 

Charles morto ou vivo- de Alain Tanner


Com curadoria assinada pela adidas culturais Célia Gambini e Monika Füger e pela representante do Sesc Cecília de Nichile, a mostra deste ano será pela primeira vez digital e apresentará filmes produzidos de 1969 a 2020, com destaque para produções vencedoras dos principais festivais de cinema do mundo.

Dentre as principais atrações, será exibido o premiado Charles morto ou vivo, produção de 1969 do diretor homenageado Alain Tanner; este filme colocou a Suíça no mapa do cinema mundial e inaugurou o que a crítica batizou de novo cinema suíço.

 

 

 

Madame -documentário de Stéphane Riethauser

 

 

 

Das produções recentes, destaque para Madame, documentário de Stéphane Riethauser, premiado em diversos festivais e que trata da questão de gênero: uma avó de 90 anos e seu neto cineasta exploram o desenvolvimento e a transmissão da identidade de gênero num ambiente patriarcal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O fim do mundo, de Basil da Cunha

 

 

Outro longa-metragem premiado e presente na programação é O fim do mundo, do diretor franco-suíço Basil da Cunha; a trama se passa em Lisboa/Portugal e conta a história de Spira, jovem de 18 anos que retorna ao local onde nasceu depois de ter vivido 8 anos em um reformatório.

 

 

 

 

Meu primo inglês, de Karim Sayad

 

 

Destaque  ainda para o premiado documentário Meu primo inglês, de Karim Sayad, que trata da questão da imigração. O personagem central é Fahed, que chega da Inglaterra cheio de expectativas e sonhos e depois de anos, às voltas com a crise da meia-idade, precisa decidir se quer continuar trabalhando 50 horas semanais ou retornar à Argélia, país de onde fugiu com a esperança de uma vida melhor.

 

 

 

 

Curta-metragem Selfies

 

 

O Panorama traz ainda a exibição de 10 curtas-metragens, que estão divididos em dois programas, um voltado ao público adulto — destaque para Selfies — e outro dedicado ao público infantil, com destaque para As cores do Cuco.

 

 

 

 

 

Curta: As cores do cuco, público infantil

As sessões são todas gratuitas e acontecem sempre às 20h, na plataforma digital Sesc. O festival fica em cartaz de 27 de agosto e 06 de setembro. Acompanhe!

 

 

 

 

 

 

Roteiro:
8º Panorama Digital do Cinema Suíço. Curadoria: Célia Gambini, Cecília de Nichile e Monika Füger. Realização: Consulado Geral da Suíça em São Paulo e Sesc São Paulo em parceria com a agência de cinema Swiss Films. De 27/08 a 06/09. Exibição on-line na plataforma Sesc Digital: www.sescsp.org.br/panoramasuico

Fotos: divulgação

Tório 2
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

2 Comentários

Dinah Sales de Oliveira

agosto 25, 2020 @ 15:25

Resposta

Maurício,
Vou acompanhar o Panorama suíço!

bjs,
Dinah

Maurício Mellone

agosto 25, 2020 @ 16:00

Resposta

Dinah:
acho q há filmes bem legais (muitos premiados em festivais pelo Mundo)
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: