De Maurício Mellone em março 22, 2023
Jornalista, escritora e terapeuta, Liliane Oraggio acaba de lançar mais um livro — é autora de Poemins, Min e o tudo de novo, Ouço vozes, Por onde errei e Com a roupa do corpo. Desta vez a obra, Bordas da seda, um lançamento da Editora Quelônio, reúne poemas que retratam o universo feminino. De maneira sensível e delicada, a autora mescla palavras e bordados em tramas que tecem a vida.
Num projeto gráfico assinado por Sílvia Nastari, o produto final é um misto de obra poética com objeto/instalação artística, já que muitos dos poemas foram bordados em tecidos e aparecem para o leitor em páginas espelhadas com o poema impresso. Dupla fruição estética!
Liliane Oraggio nasceu e vive em São Paulo. O mundo das agulhas, linhas, costuras, panos e bordados sempre fez parte do seu cotidiano, já que é filha de costureira e neta de alfaiate. Durante muito tempo atuou no jornalismo, hoje é terapeuta. Segundo ela, foi ao trabalhar com as palavras que descobriu que texto e tecido têm a “mesma raiz latina, tessitum”. Neste livro ela reuniu poemas que misturam os dois universos, o das palavras com o das costuras:
“Tecido com o tecido
do acontecido”
“Nós nos nós”
“Em tramas de seda
Descanso das palavras”
A poesia reflete a alma de quem a criou; nas entrelinhas a autora abre seu coração e desvenda os mistérios da alma. “Na pasta do computador, havia muitos poemas com as palavras da costura. Por que não bordar na seda”, questiona a escritora. A resposta vem em forma de outro poema:
“Sedou… sedou…
Tornou de seda a dor
O feminino é a essência das poesias de Bordas da seda. E a forte ligação da autora com a costura é ancestral: Liliane é neta de alfaiate e filha da costureira Irma.
“Os pontos de acabamento formaram as cinco frases têxteis.
Brotaram das mãos hábeis da Irma costureira que,
em quase setenta anos de lida, é íntima de todos os tipos de
mousseline, shantung, toile, voile, organza — tantos nomes como
sinônimos de resistência do pano e da mulher.
Sem dúvida o que mais me chamou a atenção e me emocionou ao ler os poemas de Liliane Oraggio é a criativa mescla entre palavras e termos linguísticos com a tecitura e a trama têxtil:
“De tanto
queixar-se
esgarçou
“Seda a suportar as palavras
com suas texturas, cores, ranhuras
Truque para atravessar o tempo,
e resistir no lusco-fusco, entre as feras.Insistindo em ser avesso, inacabo.
Na abertura do livro há três depoimentos de escritoras sobre o livro e sobre a autora. Liliana Pardini em poucas palavras é definitiva ao comentar o trabalho de Liliane Oraggio:
“… Escolhe o fio da linhagem, passa pelo buraco da agulha da memória, borda sobre a fina seda o ponto presente, com a coragem de expor o avesso, acolhendo a dor de que chega para ler com sua bagagem.
Ficha técnica:
Título: Bordas da seda
Autor: Liliane Oraggio
Editora: Quelônio, 64 pgs
Preço: R$ 84
Venda: Instagram @lilianeoraggio
Fotos: divulgação
2 Comentários
Marcelo Brettas
março 22, 2023 @ 12:02
O livro da Lili é lindo!
Maurício Mellone
março 26, 2023 @ 09:46
Marcelo,
tb achei o livro da Lili maravilhoso!
Obrigado pela visita carinhosa
Beijos