Gritos da Guerra: depoimentos de mulheres sobre o conflito na Ucrânia

De em março 17, 2023

 

Obra de Gustavo Gumiero traz depoimentos de 6 mulheres que sofrem o horror do conflito

 

 

 

 

 

 

Ao completar um ano do início da invasão da Rússia ao território da Ucrânia, a Editora Mostarda, selo Referência lança Gritos da Guerra – o conflito Rússia-Ucrânia na voz das mulheres que sofrem, livro do doutor em sociologia pela Unicamp, Gustavo Gumiero.

O escritor em fevereiro 2022 iria visitar a Rússia quando  estoura o conflito: de mero turista ele resolve registrar os fatos por intermédio de seis mulheres que sofrem na pele o horror da guerra e tiveram suas vidas modificadas após a invasão das tropas russas ao território ucraniano. São histórias comoventes de duas ucranianas (Oksana e Julia), três bielorrussas (Katerina, Anastásia e Tatiana) e a russa Olga, contrária ao conflito e mesmo assim sofre com o clima bélico na região em que mora.

 

 

 

 

Gustavo Gumiero é doutor em sociologia

 

Em 92 páginas, a obra é dividida em duas partes; na primeira o autor faz um retrato histórico das guerras no mundo e em seguida reproduz o depoimento das seis mulheres. Já na segunda parte há uma análise da história da Rússia e um perfil de Vladimir Putin, considerado o czar dos nossos tempos, com a íntegra da declaração dele ao autorizar a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022. Ao final o autor traça um esboço do futuro próximo, com perspectivas e desafios após a guerra, que vem abalando a vida de todos.

Gustavo Gumiero já lançou cinco livros, incluindo Pandemia no Brasil- fatos, falhas e…atos/Editora Mostarda, e é autor de mais de 200 artigos publicados em jornais brasileiros. Ele afirma que todas as pessoas sofrem com guerras, mas as mulheres possuem uma força e uma resiliência surpreendentes:

 

“Como a guerra afetou a vida das mulheres foi o que procurei documentar neste livro. Como elas reagiram, o que sentiram e sentem. Reuni seis histórias que, apesar de diferentes entre si, mostram como a guerra é perversa. Como me disse uma das mulheres, ‘em uma guerra são as pessoas comuns que mais sofrem’. São histórias de mulheres que abandonaram o país de origem e tornaram-se refugiadas”, explica Gustavo Gumiero.

 


 

Vladimir Putin, líder russo

 

Os noticiários trazem o dia a dia do conflito, com informações sobre estratégias, avanços e os ataques de ambos os lados, além do número de vítimas. Tanta informação banaliza as consequências de uma guerra tão sangrenta. Por isto que os depoimentos do livro, das mulheres que sofrem na pele os efeitos da guerra são tão contundentes e podem fazer com que o leitor amplie sua visão sobre o problema.

 

 

 

 

 

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

A análise histórica sobre a Rússia e de seu atual líder fecham a obra. É possível conhecer a trajetória daquele que é considerado o czar contemporâneo. No entanto, ao reproduzir a íntegra da declaração de guerra de Putin, o autor apresenta uma única voz sobre o conflito. Justificar a invasão ao país vizinho para proteger os russos que vivem na Ucrânia é no mínimo esdrúxula. “Nossas ações são de autodefesa contra as ameaças que nos são feitas. Toda a responsabilidade por um possível derramamento de sangue ficará inteiramente na consciência do regime que governa o território da Ucrânia”. Tal declaração de Putin é uma inversão dos fatos, da realidade. O autor deveria trazer também a visão de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, sobre a invasão a seu país.

Ao final, o livro apresenta a visão do autor sobre as perspectivas do futuro e os desafios após o término do conflito. Infelizmente ainda não temos qualquer indício do fim da guerra. O que sobressai do livro são os depoimentos emocionantes das mulheres: elas que podem provocar uma reflexão crítica sobre a guerra Rússia-Ucrânia.

 

 

 

 

Ficha técnica:
Título: Gritos da Guerra
Autor: Gustavo Gumiero
Editora: Mostarda, selo Referência, 92 pgs
Preço: R$ 39,90

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: