De Maurício Mellone em setembro 12, 2013
Depois de já ter passado por Rio de Janeiro, Curitiba e Recife, a exposição Dalí: A Divina Comédia agora está em São Paulo, na sede da Caixa Econômica da Praça da Sé, e fica até o final de outubro.
Ótima oportunidade para conhecer mais ainda dois artistas geniais: o poeta italiano Dante Alighieri, autor de A Divina Comédia, considerada uma das maiores obras da literatura mundial, e o pintor espanhol e mestre do surrealismo Salvador Dalí.
Em meados do século XX, para comemorar os 700 anos de nascimento de Dante Alighieri, o governo italiano encomendou a diversos pintores obras em homenagem ao grande poeta. Salvador Dalí produziu, entre 1950 e 1960, 100 xilogravuras inspiradas na obra A Divina Comédia, que agora podem ser apreciadas pelos brasileiros. (leia mais)
Com curadoria de Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez, a exposição está estruturada nos moldes da obra de Dante. Em três ambientes, as 100 xilogravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária do poeta, desde o Inferno (com 34 imagens) em que Dante foi acompanhado por Virgílio até o centro da terra, onde se depara com Lúcifer; depois, guiado pela amada Beatriz, quando regressa à superfície e passa pelo Purgatório (33 imagens), até chegar a ser admitido no Paraíso (33 imagens).
As gravuras de Dalí ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante. Segundo os curadores, este acervo de gravuras — gravadas sobre madeira por Raymond Jacquet e Jean Taricco — pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso, na visão do artista catalão.
“Não é preciso morrer para entrar no estranho labirinto humano, porque de versos e cores já temos o caminho feito. Dante e Dalí querem nos mostrar algo: o amor que move o sol e outras estrelas”, argumenta Patrícia Jimenez em texto produzido especialmente para a mostra.
Com entrada franca, a exposição Dalí: A Divina Comédia permanece na CAIXA Cultural São Paulo até 27 de outubro, seguindo em dezembro para Salvador, Bahia.
Imperdível!
Fotos: divulgação
Roteiro:
Exposição – Dalí: A Divina Comédia, gravuras de Salvador Dalí inspiradas na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Curadoria: Rodolfo de Athayde e Ania Rodriguez. Texto: Patrícia Jimenez. Tradução das legendas: Adriana Garcia. Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal.
Serviço:
CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, centro. Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h. Ingresso: entrada franca. Informações, agendamento de visitas mediadas e translado para escolas públicas: (11) 3321-4400. Classificação: 12 anos. Temporada: até 27 de outubro de 2013.
Deixe comentário