Mostra: Picasso e a Modernidade Espanhola, foto 1

Picasso e a Modernidade Espanhola: mostra no CCBB-SP traz 90 obras

De em abril 14, 2015

Mostra: Picasso e a Modernidade Espanhola, foto 1

O Pintor e a Modelo, obra de 1963 quando Pablo Picasso já tinha 82 anos

Não se intimide com o tamanho da fila no CCBB-SP, no final você sairá recompensado! É que a mostra Picasso e a Modernidade Espanhola reúne 90 obras, tanto do genial Pablo Picasso (de todas as fases de sua carreira), quanto de diversos artistas espanhóis que o influenciaram e foram influenciados por ele. Há pinturas e esculturas de Salvador Dali, Juan Miró, Pablo Gargallo, Juan Gris, Antoni Tápies, Alfonso Ponce de Leon, dentre outros.
Com curadoria de Eugenio Carmona, a exposição é uma realização do CCBB em parceria com o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía/Madrid-Espanha e a Fundação Mapfre. A mostra faz um percurso sobre vida e a obra de Picasso até chegar à realização de Guernica, considerada sua mais importante criação.

Mostra: Picasso e a Modernidade Espanhola, foto 2

Guernica, considerada a obra prima de Picasso

A mostra começa no quarto andar do prédio do CCBB, com as primeiras obras de Picasso, como Cabeça de Mulher/1910, diversas gravuras (realizadas em água forte sobre papel), até o quadro Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos/1939.
No terceiro andar, com o título O Monstro, o visitante encontra inúmeras pinturas do artista em que prevalecem figuras de minotauro, que os especialistas dizem que era alter ego de Picasso. Destaque também para os esboços para Guernica, produzidos em grafite sobre cartolina ou sobre papel talado. No museu em Madrid, ao lado do famoso quadro, há um setor todo dedicado aos esboços, o minucioso estudo e pesquisa de Picasso para a criação de sua obra prima.
O segundo andar, com o título Ideia e Forma, traz um apanhado da arte espanhola, do cubismo à arte concreta, com obras dos artistas da Espanha, como Arlequim/1927 de Salvador Dali, Pintura – cabeça e aranha/1925 de Juan Miró, Instrumentos musicais sobre a mesa/1924 de Picasso e Arlequim com violino/1919 de Juan Gris. Mas há ainda obras de outros artistas, como Pablo Gargallo, Francesco Bores, Rafael Barradas, Joaquim Torres Garcia, Alfonso Ponce de Leon e María Blanchard.

Mostra: Picasso e a Modernidade Espanhola, foto 3

Arlequim/1927 de Salvador Dali

Ainda no segundo andar, com o título Realidade e Suprarealidade, outras pinturas de Joaquim Sunyer, Maruja Mallo, Antonio López e outro de Dali, Retrato de Gala com um tamborete/1939 que se destaca por uma luz incrível.
No primeiro andar o destaque fica para uma projeção Guernica interativo, em que o visitante pode com o auxílio de uma lanterna iluminar e destacar parte do famoso quadro. Há também o vídeo Picasso: do minotauro a Guernica, com projeções de várias obras do artista (muitas delas expostas nos andares superiores), finalizando com uma reprodução de Guernica.
No subsolo, com o título Natureza e Cultura, outra série de pinturas de artistas espanhóis ao lado de obras de Picasso, com destaque para O pintor e a modelo, de 1963 quando ele já tinha 82 anos.

 

Terminada a exposição, o público percorreu cinco décadas da vida e obra daquele que é considerado um dos artistas que moldou a arte do século XX. Para o curador Eugenio Carmona, a mostra traz as várias fases da carreira de Picasso, dos primórdios do cubismo que ele criou, a fase simbolista até o surrealismo. Portanto, anime-se e não perca esta grandiosa exposição da arte espanhola.

Fotos: divulgação

 

Mostra: Picasso e a Modernidade Espanhola, foto 4

Cabeça-de-mulher/ 1910 de Pablo Picasso

Roteiro:
Picasso e a Modernidade Espanhola: mostra com mais de 90 obras de Pablo Picasso e diversos artistas espanhóis. CCBB-SP, Rua Álvares Penteado, 112, tel. 11 3113-3651/3652. Horário: de quarta a segunda, das 9h às 21h. Ingressos: gratuitos. Temporada: em São Paulo até 08 de junho de 2015; no CCBB-RJ de 24/06 a 07/09/2015.


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: