Formatura de atrizes com Federico García Lorca

De em dezembro 12, 2011

Cartaz da peça A Casa de Bernarda Alba

Sob a direção e orientação do professor Antônio Rogério Toscano, as atrizes Laura Morcelli, Mariana Faloppa, Elisa Achitti, Patrícia Staffa, Rafaela Lozano, Tainá Felix e Thais Menegati optaram pelo universo denso da Espanha mergulhada na ditadura do Generalíssimo Franco, foco da obra do dramaturgo Federico García Lorca, para o Projeto Final de Teatro do curso de Comunicação e Artes do Corpo, da PUC-SP. E a peça não poderia ser outra senão A Casa de Bernarda Alba. Depois das apresentações neste final de semana (quando foram examinadas e aprovadas pela banca), o grupo fica em cartaz de 13 a 16 de dezembro, às 21h, no Tucarena. Entrada franca.

Laura Morcelli é a matriarca Bernarda Alba

A Casa de Bernarda Alba faz parte da Trilogia das Tragédias Rurais, em que García Lorca procurou retratar a realidade da Espanha, do início do século XX, quando o país estava mergulhado na ditadura do Generalíssimo Franco. A peça tem início com o enterro do patriarca dos Alba e, com mão de ferro e truculência, a matriarca Bernarda assume as rédeas da família. Ela determina que as cinco filhas (a primogênita do primeiro casamento e as quatro do segundo) permaneçam em luto fechado por oito anos, sem sair de casa. O conflito se instaura com a chegada de um homem, que deveria se casar com a filha mais velha. Com os desejos reprimidos, a disputa pelo consorte é inevitável e a serenidade pretendida naquela casa é rompida.

Mariana Faloppa vive a filha caçula, que se contrapõe à tirania da mãe

Uma das criativas decisões do elenco, responsável pelo figurino ao lado de Patrícia Leal, é o uso do branco. Como contraponto ao luto imposto, as personagens só usam a cor branca, assim como os demais elementos cênicos (utensílios domésticos, toalha de mesa etc). Outro destaque da montagem é a participação especial de Gustavo Miaky, que interpreta García Lorca. Num ponto fora de cena (fica na plateia, distante do que se desenrola na Casa), o ator contextualiza a trama, interpretando textos e poemas do dramaturgo espanhol.

Fotos: divulgação

Roteiro:
A Casa de Bernarda Alba.Texto: Federico García Lorca. Direção e adaptação: Antônio Rogério Toscano. Elenco: Laura Morcelli, Mariana Faloppa, Elisa Achitti, Patrícia Staffa, Rafaela Lozano, Tainá Felix e Thais Menegati; participação especial de Gustavo Miaky. Figurino: Patrícia Leal e elenco.

Serviço: Teatro Tucarena (300 lugares), Rua Bartira, 1024 (esquina com Rua Monte Alegre). De 13 a 16 de dezembro, às 21h. Entrada franca. Fone 11 3670-8460. Duração: 60 min. Classificação etária 12 anos.


2 Comentários

edlaine maria silva

janeiro 19, 2012 @ 08:53

Resposta

ola gostaria muito ser atriz esse e o meu grande sonho de ser atriz mas eu tenho 12 anos tenho 1 metro 60cm tenho olhos claro e sou morena clara

Maurício Mellone

janeiro 19, 2012 @ 14:29

Resposta

Edlaine:
o q eu poderia te dizer é para se preparar e muito.
A arte de interpretar é grandiosa, mas quem deseja
abraçar esta profissão precisa saber que é necessário muito
esforço e dedicação. Há ótimos cursos técnicos (EAD/USP, por exemplo) e outros
de nível universitário (Unicamp, PUC-SP). Comece desde já a estudar!
Boa sorte
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: