De Maurício Mellone em agosto 12, 2014
Premiado em festivais de cinema da América Latina (Cuba e Peru), o filme do diretor venezuelano Marcel Rasquin, Hermano- Uma Fábula Sobre Futebol, retrata uma realidade muito parecida com a das grandes cidades brasileiras. Jovens vivendo em favelas, dominadas pelo tráfico de drogas, e que sonham mudar de vida por meio do futebol.
O roteiro, assinado por Rohan Jones e pelo diretor, é focado na história de dois irmãos que são craques do time de futebol, da favela onde moram, que se classifica para a final do torneio da cidade. Um olheiro de um grande time convida os dois para fazer teste, mas uma tragédia altera a trajetória de vida deles. O filme participou da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e agora está sendo exibido com exclusividade no Cine SESC.
Como prólogo, uma mãe (Marcela Girón) caminha com filho pequeno e ao passarem por grande quantidade de lixo, ouvem um choro e resolvem parar. O menino acha que é um gato, mas ao chegarem mais perto, eles veem que é um bebezinho que fora abandonado. Corte e 16 anos mais tarde, Júlio (Eliú Armas) e seu irmão caçula Daniel (Fernando Moreno) — o que foi encontrado no lixão — são a grande atração do time da favela: ninguém consegue parar a dupla de atacantes.
A condição de vida da família é precária e a mãe dos garotos sobrevive vendendo bolos. Júlio, sem que a mãe saiba, faz uns bicos com o chefe do tráfico da favela, que patrocina o time de futebol local. O convite para fazer o teste no time grande chega num momento em que os irmãos começam a trilhar caminhos distintos: Daniel quer se tornar um craque e chegar à seleção do país e Júlio começa a se acostumar e gostar da vida da contravenção. Num desentendimento entre Daniel e uns garotos na favela, há um tiroteio e a mãe, que estava levando uma encomenda, é atingida e morre ao chegar ao hospital.
Esta tragédia modifica radicalmente o destino de Júlio e Daniel e os roteiristas mantêm um suspense até a cena final. Com o desfecho em aberto, mas subentendido, o espectador precisa criar a sua versão do desenrolar dos personagens centrais.
Mesmo retratando uma realidade de violência e poderio do tráfico na vida da favela — situação muito bem reconhecida pelo público brasileiro —, Hermano- Uma Fábula Sobre Futebol me chamou a atenção pela forte e indissociável ligação entre os dois irmãos. O sonho de prosperar por intermédio do futebol é obtido, mesmo que não pela maneira imaginada inicialmente pelos garotos. Confira!
Fotos: divulgação
4 Comentários
Imad
agosto 12, 2014 @ 15:33
Descobri que, além dos chilenos e dos argentinos, os venezuelanos também sabem produzir um filme sensível, com personagens bem cativantes. Chorei em algumas cenas. Mais uma boa resenha/dica, Mau! Beijos
Maurício Mellone
agosto 12, 2014 @ 18:26
Imad, querido:
Com certeza, nossos vizinhos sul-americanos têm rica e criativa produção
cinematográfica. Há uns 2 anos, o vencedor do Festival MixBrasil foi uma
produção do Peru.
Eu que agradeço a sua indicação de ‘Hermano’: depois do seu comentário sobre
o filme, fui conferir e está aqui a resenha.
É um prazer receber sua visita, sempre constante e incentivadora!
obrigado, bjs!
giovanna
maio 13, 2015 @ 07:51
eu adorei muito mesmo porque eu tinha que fazer um atividade sobre a fabula
Maurício Mellone
maio 13, 2015 @ 10:24
Giovana,
fiquei contente em saber q vc acessou o Favo.
Este filme é uma produção latino-americana
e trata sobre futebol, muito amado no Brasil, né?
Tomara q seu trabalho tenha saído bom.
abrs