Ninguém é campeão sozinho: filme sobre Lalá, ex goleiro do Santos

De em agosto 15, 2024

 

Documentário de Elder Fraga sobre a trajetória de Carlos Pierin, o goleiro Lalá

 

 

O cineasta Elder Fraga irá prestar uma grande homenagem a Carlos Pierin, o Lalá, ex goleiro do Santos Futebol Clube, que completa 90 anos no final do mês. Na terça-feira, dia 20, às 19h30, no Cine Roxy, em Santos/SP, com entrada franca, estreia o documentário Ninguém é campeão sozinho, sobre a carreira do ex jogador de futebol.

 

 

Com roteiro de Leonardo Granado e pesquisa de Gabriel Pierin, o filme mistura ficção e realidade para contar a trajetória de Lalá, desde a sua infância, com a participação de seu neto, o garoto Davi, passando pela época em que ele iniciou a carreira, participação do goleiro Gustavo Casanova, até os dias atuais, com Lalá batendo papo com seu antigo companheiro de clube, José Macia, o Pepe. O filme traz ainda imagens de arquivo, como as da partida Santos X Botafogo em 1959, quando o time santista sagrou-se campeão do Troféu Teresa Herrera.

 

 

 

 

Elder Fraga e Carlos Pierin, o Lalá

 

 

Em entrevista exclusiva ao FAVO, o diretor Elder Fraga confessa a sua alegria em poder realizar o filme que retrata a carreira deste grande jogador de futebol:

 

 

 

 

 

 

 

 

“O  filme conta a história do Carlos Pierin, o Lalá, por três pontos de vista: o Lalá e suas memórias, que mostra a volta dele ao estádio da Vila Belmiro, onde viveu o auge de sua carreira, o Lalá criança, interpretado pelo neto dele, o Davi Pierin e o Lalá jovem, vivido pelo goleiro da base do Santos Gustavo Casanova, que hoje atua no Cuiabá. As três histórias vão se misturando e mostrando todas as fases do jogador dentro dos gramados, até o encontro final, frente a frente, do Lalá de hoje e o Lalá jovem”, esclarece o cineasta.

 

 

 

 

 

Lalá em ação

 

 

Um dos grandes momentos do documentário é o encontro entre Lalá e Pepe, conhecido como o Canhão da Vila. Segundo Fraga, os dois velhos amigos conversam sobre futebol e relembram os grandes momentos da carreira de ambos.

 

 

 

 

 

 

“Eu, como diretor, naquele momento era só um apaixonado por futebol vendo dois caras gigantes falando de nomes de jogadores que eles jogaram contra e ganharam várias partidas, como os gigantes Ferenc Puskás (Hungria), Alfredo Di Stéfano (Argentina), Evaristo de Macedo (brasileiro que jogava no Barcelona) e Eusébio (Portugal), dentre outros. Tenho certeza que o espectador e fã de futebol vai gostar deste bate papo entre dois craques”, diz Elder Fraga.

 

 

 

 

Santos campeão do troféu Teresa Herrera

 

O diretor conta ainda que a Vila Belmiro, o estádio do Santos, é um personagem do filme. Além de ser sido a casa do o rei do futebol, Pelé, o ex goleiro viveu grandes momentos da carreira dentro deste estádio. No entanto, Fraga admite que a partida do Santos contra o Botafogo, em 1959, na disputa do Troféu Teresa Herrera, é um momento crucial do documentário:

 

 

 

 

 

 

 

“Este é o ponto alto do filme. Essa partida foi épica, pois em 1958 a seleção brasileira campeã do mundo era a base do Santos e do Botafogo; em 1959 na final da taça Teresa Herrera, na Espanha, os dois times se enfrentaram e o Botafogo contava com Nilton Santos, Garrincha, Didi e Zagallo e pelo Santos jogaram Zito, Pepe e Pelé. O jogo terminou 4 x 1 para o Santos. Na época a Taça Tereza Herrera era mais importante do que a Libertadores”, conta o diretor.

 

 

 

 

 

Lalá e Pelé em 1959, na Espanha

 

 

 

Maior presente em vida
Numa produção da Fraga Films, Primeiro Olho Filmes e Décimoitavo Produções, Ninguém é campeão sozinho teve a pré-estreia em Santos, no último dia 10 de agosto, numa exibição especial no estádio da Vila Belmiro, com a presença de Lalá, Pepe, além de autoridades e familiares e jogadores da atualidade e da velha guarda. Depois da exibição no dia 20/08, o filme começa sua carreira, mas o diretor já está realizado:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Na pré-estreia estava muito nervoso, porque não é fácil retratar uma vida toda em apenas 90 minutos. E o Lalá tem muita história. Mas meu coração acalmou quando, ao final da sessão, o Lalá me abraçou e falou no meu ouvido, ‘Depois dos meus filhos, esse é o maior presente que ganhei em vida!” A partir de agora tenho a bênção do personagem principal do filme, era o que precisava ouvir. A partir de agora a carreira do filme começa com tudo”, arremata o cineasta.

 

 

 

 

 

 

Serviço:
Ninguém é campeão sozinho
, documentário de Elder Fraga sobre Lalá, ex goleiro. Roteiro: Leonardo Granado. Elenco: Carlos Pierin, José Macia, Gustavo Casanova, Davi Pierin. Fotos: divulgação.
Pré-estreia: dia 20/08, às 19h30 no Cine Roxy (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga, Santos, SP).

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: