De Maurício Mellone em maio 18, 2016
Que alegria poder contar aqui no Favo com a colaboração da minha amiga, a jornalista e escritora Nanete Neves! Hoje vivendo de seus escritos — é autora de Lavoura dourada-Évora/2010, Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho–Novo Século/2013 (em parceria com Nelson de Oliveira e Marcelino Freitas), além do mais recente O poeta e a foca–Passvento/2015 —, Nanete entre inúmeras atividades profissionais foi assessora de imprensa durante anos do cantor e compositor paraibano Chico César. E agora que ele lança seu primeiro livro dedicado às crianças, Nanete se encantou e publicou um post no Face Book. Não tive dúvida: pedi para que ela escrevesse uma resenha sobre o livro, que vocês terão o prazer de ler logo abaixo. Nanete, muito obrigado pela confiança e todo sucesso para nosso amigo em comum, o Chiquinho!
Um livro para os pequenos, com gosto de fruta-poema, por Nanete Neves
Para o público em geral, parece fácil escrever para crianças. Mas só quem batalha com as teclas e a imaginação sabe o quanto é difícil agradar esse público exigente e que não se deixa enganar. E quem diria que Chico César, o grande cantor, compositor, poeta e escritor teria esse raro talento?
Depois de ficar um bom período equilibrando seu tempo entre a vida política (foi Secretário de Cultura do Estado da Paraíba) e a carreira artística, ultimamente ele, já de volta para a sua casa em São Paulo, vem se debruçando sobre a escrita. Depois de provocar os seus fãs e o público leitor com o Versos Pornográficos (Confraria do Vento, 2015), ele se arrisca no universo infantojuvenil com o mais recente O Agente Laranja e a Maçã do Amor (Editora Escritinha, 2016).
Este livro é uma parceria bem-sucedida da mão firme, leve e viajante de Chico César – que brinca com os sons das palavras – com os traços da ilustradora Fernanda Lerner. O resultado é uma obra capaz de levar o pequeno leitor ao vasto universo das frutas brasileiras – e a querer conhecê-las e sentir toda essa gama de sabores e texturas.
É a história de Alan Laranjeira, um rígido fiscal da prefeitura que, ao vistoriar as frutas de uma feira, atraído por um gosto doce e uma voz melodiosa, se deixa levar, e acaba conhecendo um novo jeito de viver que o torna mais leve. Resumindo, O Agente Laranja e a Maçã do Amor é um poema, um testemunho na crença que o amor pode ser transformador. Literatura só para crianças? Acho que não.
Ficha técnica:
Título: O Agente Laranja e a Maçã do Amor
Autor: Chico César
Editora: Escritinha, 48 pgs
Preço: R$ 28,90
Fotos: divulgação
Deixe comentário