O mal que nos arruína: Mario Garrone lança livro pelo site da editora

De em abril 28, 2020

Capa do primeiro livro de contos de Mario Garrone 

 

Em pleno período de isolamento social em razão da pandemia do coronavírus, há uma boa notícia para quem gosta de ler. O escritor e jornalista Mario Garrone acaba de lançar pela Editora Penalux mais uma obra. Trata-se do livro O mal que nos arruína, que reúne 16 contos que foram publicados com exclusividade, em suas primeiras versões, aqui no Favo, de setembro de 2011 a maio de 2015.

 

Autor de dois romances — O Homem Infeliz/Imago Editora -1998 e Pequeno Relado sobre o Caos /Chiado Editora-2012 , Garrone já escreveu peças teatrais (ainda inéditas) e pela primeira vez tem seus contos publicados. Em virtude deste momento inusitado em que vivemos, o livro está disponível apenas no site da editora (editorapenalux.com.br/loja/o-mal-que-nos-arruina); depois que este pesadelo passar, o autor promete o lançamento oficial da obra.

Garrone: autor de peças teatrais e dois romances

 

 


O livro traz histórias com enredos variados,
que giram em torno da solidão, do egoísmo e da falta de capacidade de as pessoas estabelecerem uma comunicação verdadeira entre elas. Segundo o próprio autor, a maioria das personagens olha basicamente para si, atrás apenas do que lhe interessa:

 

 

 

 

 

“Elas não reconhecem que estamos no mesmo barco e indo em direção ao mesmo fim, ainda que não saibamos se depois do fim inescapável há algo a mais à frente a nossa espera”, reflete Mario Garrone.

 

 

Mesmo sendo seu primeiro livro de contos, o autor já traz um estilo próprio, que enreda o leitor desde as primeiras frases da história. No primeiro conto, Ataliba e o gato angorá, o autor rompe com a estrutura formal de diálogo e coloca a fala dos personagens de forma direta, o que faz com o leitor fique ávido para desvendar o que de fato ocorreu na vida dos personagens.

Outra marca de Garrone é sua estrutura de linguagem, que faz com que o leitor passe a ser praticamente coautor da história, já que é incitado a descobrir o destino dos personagens. Em Os sentimentos ruins o desfecho do triângulo (seria amoroso ou odioso?) entre Araci, Moacir e Heitor fica subentendido.

Em A mãe do bandido, a história é ambientada na periferia da Grande São Paulo, com personagens típicos de enredos policiais. Além dos crimes o autor quer revelar o que se passa com a mãe do criminoso: há sinais desde o início para só no final o mistério ser desvendado.

Mistério também é a tônica de O mal que nos arruína, conto que dá título à obra. Numa família pouco convencional, Lúcio, negro e médico, se apaixona e casa-se com Blandina, uma mulher branca e que vivia no puteiro até então. O casal perde a primeira filha, que nasceu ‘clarinha’, e a segunda, Lana, é negra e a mãe “nunca se deu” com a menina. Os conflitos só se acirram quando a garota se apaixona por Wanderlei, um rapaz branco e bem-sucedido. O autor menciona o crime, mas o desfecho fica para o leitor imaginar.

 

Particularmente fiquei muito feliz com a publicação deste livro, pois foi aqui no Favo que o público teve acesso às primeiras versões destas histórias. Mario Garrone, além de possuir um estilo próprio de narrar, é criativo e os enredos provocam e prendem o leitor desde as primeiras linhas. Bela estreia como contista. Que venham outras obras e novas e instigantes histórias como as de O mal que nos arruína.

 

 


 

Ficha técnica:
Titulo: O mal que nos arruína
Autor: Mario Garrone
Editora: Editora Penalux; 188 pgs
Preço: R$ 40

(link para compra: editorapenalux.com.br/loja/o-mal-que-nos-arruina)

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação

https://www.mixbrasil.org.br/
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
https://www.mixbrasil.org.br/

2 Comentários

Dinah Sales de Oliveira

abril 29, 2020 @ 15:05

Resposta

Maurício,
Que bacana ter mais um livro do Mario Garrone pra nos fazer companhia, né?
Acompanhei aqui no Favo a pubnlicação de alguns contos e agora vou atrás do ‘pacote inteiro’… rsrs.

beijo.

Maurício Mellone

abril 29, 2020 @ 15:52

Resposta

Dinah:
Todos os 16 contos do livro foram postados aqui no Favo;
o Mario me disse q fez pequenas alterações em alguns,
mas sabemos do talento dele.
Agora é torcer para o sucesso do livro, que pode
ajudar muito as pessoas a se distraírem neste período
de isolamento social.
Obrigado pela visita e o apoio constante!
Beijos

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: