Mostra: Retratos de mulheres por mulheres, foto 1

Retratos de mulheres por mulheres: mostra de fotógrafas contemporâneas

De em março 4, 2020

Mostra: Retratos de mulheres por mulheres, foto 1

Retrato de Vania Toledo da atriz Fernanda Montenegro

 

Nada mais significativo do que uma exposição somente com fotógrafas exatamente nesta época próxima ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 08 de março!

A mostra Retratos de mulheres por mulheres, em cartaz até 03 de maio no Centro Cultural FIESP, reúne 71 imagens de 21 fotógrafas contemporâneas, de várias gerações e nacionalidades, que discutem nos retratos temas como sexualidade, feminismo, negritude, direitos humanos, beleza, corpo, comportamento e o papel da mulher na sociedade do século XXI. Dentre as fotógrafas participantes da mostra, Claudia Andujar, Vania Toledo, Maureen Bisilliat, Cris Bierrenbach, Claudia Jaguaribe, Luisa Dorr, Nathalie Daoust, Rosangela Rennó, Isis Medeiros e o Coletivo Amapoa.

 

Mostra: Retratos de mulheres por mulheres,foto 2

Fotografia de Claudia Andujar da jovem índia Opik-i-theri

 

A exposição está na Galeria de Fotos, no subsolo do Centro Cultural, e logo na entrada, funcionando como cartaz,  há o trabalho de duas fotógrafas de grande reconhecimento artístico e cultural: Vania Toledo com um retrato da atriz Fernanda Montenegro e Claudia Andujar com a foto da índia Opik-i-theri.

O interessante da mostra é a seleção de fotógrafas com experiências profissionais e de vida bem distintas, mas que o curador soube criar um fio condutor:

 

 

 

 

“Nesta ocupação, as fotógrafas refletem uma pluralidade nas questões de representação técnica, estética e ética, suscitando uma relação entre as obras e seus olhares transformadores, que pensam a mulher no epicentro da cultura contemporânea por meio de um entendimento crítico”, argumenta João Kulcsár.

 

 

O visitante comprova este conceito proposto do curador ao caminhar pela mostra. Logo no início há o trabalho da norte-americana Dorothea Lange com os retratos de mulheres que vivem no campo. Em seguida outras artistas (Denise Camargo, Elza Lima, Marcela Bonfim e Ana Carolina Fernandes) expõem retratos com mulheres negras e mulheres em festas populares. Já no espaço de Vania Toledo há os retratos das atrizes Regina Casé, Fernanda Montenegro e a lindíssima fotografia de Nicette Bruno e sua filha Beth Goulart, numa alusão ao famoso quadro Pietá de Michelangelo. Já Isis Medeiros e Julia Pontes trazem retratos de vítimas dos acidentes das barragens de minérios em Minas Gerais.

 

 

 

Mostra: Retratos de mulheres por mulheres, foto 3

Foto de Luisa Döor de mulher sul-americana

 

Das fotógrafas estrangeiras, destaque para o trabalho de Luisa Dörr com sul-americanas, de Nathalie Daoust  e da norte-americana Haley Morris-Cafiero com a sequência wait qatchers, imagens de pessoas nas ruas observando a fotógrafa. O Coletivo Amapoa, — que discute o espaço das mulheres no meio da arte contemporânea e da fotografia — trouxe para a mostra uma seleção de retratos de adolescentes de várias regiões do Brasil. Já Rania Matar retrata garotas em seus quartos, nos EUA e no Líbano.

 

 

 

 

 

Mostra: Retratos de mulheres por mulheres, foto 4

Foto de Nathalie Daoust

 

 

Mulheres indígenas são retratadas por três fotógrafas: Claudia Andujar, Rosa Gauditano e Maureen Bisilliat. Claudia Jaguaribe selecionou retratos de aeromoças e Mônica Zaratitini fez um painel com experiências de uma mulher em três partos distintos, questionando o parto humanizado.
Ao final há um vídeo em que todas as fotógrafas relatam para o curador suas experiências com os retratos selecionados para a mostra. Exposição fotográfica criativa e sensível, que provoca a reflexão sobre o papel preponderante da mulher na sociedade contemporânea.

 

 

Roteiro:
Retratos de mulheres por mulheres. Mostra de 21 fotógrafas contemporâneas. Curadoria: João Kulcsár. Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, Av. Paulista 1313. Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo das 10h às 20h. Ingressos: gratuitos. Temporada: até 03 de maio.

Fotos: divulgação

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
https://www.mixbrasil.org.br/

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: