De Maurício Mellone em janeiro 18, 2019
Um verdadeiro mergulho na vida e na obra de Antônio Abujamra (1932-2015). Esta é a sensação que se tem ao visitar a exposição Rigor e Caos- Antônio Abujamra, que está em cartaz no SESC Ipiranga até o dia 17 de março e presta uma homenagem ao diretor, ator e apresentador de TV.
Com curadoria de Márcia Abujamra — sobrinha de Abu, como ele era carinhosamente chamado —, a mostra está disposta em cinco ambientes do SESC e traz mais de 220 fotos de trabalhos que ele dirigiu e/ou atuou, além de vídeos com entrevistas de Abu e depoimentos de amigos e artistas sobre ele e ainda outros vídeos com trechos de programas de TV, peças teatrais e filmes da extensa carreira de Antônio Abujamra.
Para se chegar ao local da exposição, o visitante tem de caminhar pelo interior da unidade do SESC Ipiranga e chegar à área externa de lazer; lá estão os ambientes dedicados ao diretor. No salão maior, há corredores em que estão dispostas as mais de 220 fotos, em ordem cronológica, sobre as peças, filmes e programas que contaram com a participação de Abujamra; entre as fotos há monitores com os vídeos das entrevistas de Abu (que fala sobre sua carreira), e os depoimentos de amigos e artistas que relatam tanto sobre os trabalhos que fizeram com ele como da importância do diretor para a formação do teatro e TV no Brasil.
Como Antônio Abujamra iniciou sua carreira no final dos anos 1950/início da década de 1960 e tendo trabalhado até morrer em 2015, a história da dramaturgia no país é o pano de fundo desta exposição. Isto fica nítido no último espaço da mostra, que contém foto e ficha técnica de todos os trabalhos em que Abu esteve envolvido, no teatro, cinema e televisão, de 1953 quando estreou profissionalmente dirigindo Cacilda Becker na peça Raízes, de Arnold Wesker, até sua participação no programa da TV Cultura, Provocações — no ar durante 15 anos em que ele dividia roteiro e direção com Gregorio Bacic e conduzia as entrevistas com seu peculiar tom provocador.
“Esta mostra é nossa homenagem e reconhecimento pela valiosa contribuição de Antônio Abujamra ao nosso meio artístico. Com esta lembrança, afirmamos a necessidade cada vez mais presente de marcar e reconhecer as diferenças, assim como preservar o espaço livre para o diálogo sempre franco e aberto”, afirma Márcia Abujamra, curadora da exposição.
Além de indicar a visita à mostra que presta homenagem a este grande artista, quero ressaltar o catálogo elaborado especialmente para a exposição. Além de um resumo da vida e obra de Abu, há depoimentos de jornalistas, críticos, estudiosos e diretores e artistas que conviveram muito perto dele. Mais do que servir como uma referência à exposição, o catálogo é um registro bem fundamentado da vida e da carreira de Antônio Abujamra. Não perca, a mostra permanece em cartaz até março.
Roteiro:
Rigor e Caos- Antônio Abujamra. Mostra sobre a vida e a carreira do ator e diretor. SESC Ipiranga (Galpão e Galeria), Rua Bom Pastor, 822, tel. 11 3362-0088. Horários: de terça a sexta das 9h às 21h30; sábado das 10h às 21h30 e domingo e feriado das 10h às 18h. Ingresso: gratuito. Temporada: até 17/03/19.
Fotos: Claudia Ribeiro
Deixe comentário