Teatro: Ruth Escobar, foto 1

Ruth Escobar: uma vida dedicada ao teatro e às causas sociais

De em outubro 6, 2017

Teatro: Ruth Escobar, foto 1

Maria Ruth dos Santos nasceu em Portugal e fez carreira no Brasil

Nascida em Portugal, na cidade do Porto em 1935, Maria Ruth dos Santos chegou ao Brasil ainda adolescente. Aqui se casou com o dramaturgo Henrique Escobar, que a levou para a França, onde fez cursos de interpretação. No final dos anos 1950, Ruth Escobar já estava de volta ao país e sua carreira teatral deslanchou. A atriz, sempre engajada nas causas populares, participou de montagens teatrais na periferia de São Paulo e já na década de 1960 criou o teatro que leva seu nome, no Bixiga, onde montou espetáculos de dramaturgos de renome internacional, como Ópera dos três vinténs, de Bertolt Brecht, O Balcão de Jean Genet, Torre de Babel dirigida por Fernando Arrabal e a emblemática Roda Viva, de Chico Buarque, que sofreu ataques do CCC(Comando de Caça aos Comunistas), em plena ditadura militar brasileira.

Teatro: Ruth Escobar, foto 2

Ruth Escobar montou grandes peças e criou festivais de teatro

Sempre disposta a lutar pela liberdade e pelos direitos humanos, Ruth Escobar foi uma das primeiras a gritar contra a opressão às mulheres. Além de sua resistência política no meio artístico, Ruth foi eleita deputada estadual em duas legislaturas (de 1983 a 1991). Outro marco de sua carreira foi a criação de festivais de teatro; primeiramente em 1974 com o Festival Internacional de Teatro, em que trouxe ao país celebridades como Bob Wilson. Em 1982 coordenou o Festival Nacional de Mulheres nas Artes, que reuniu mais de 600 espetáculos, com 10 mil espectadores. Sua militância feminista a levou a participar de comitê na ONU contra a discriminação às mulheres.
Afastada da vida pública desde o início dos anos 2000, quando foi diagnosticada com Mal de Alzheimer, Ruth Escobar faleceu ontem na capital paulista, deixando quatro filhos. A atriz, produtora e militante política deixa uma lacuna incomensurável. Grande perda para a cultura brasileira.

Fotos: divulgação

 

Uba
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: