De Maurício Mellone em abril 8, 2024
No último final de semana o Teatro do Parque recebeu Heloisa Périssé, atriz e autora da comédia A Iluminada, que em duas apresentações de casa cheia trouxe alegria e muito riso com a hilária personagem Tia Adoro, que promove uma palestra quântica motivacional.
Com direção de Mauro Farias, a peça foi escrita, de acordo com a atriz, depois de duas pandemias, a da Covid-19 e a sua particular, após superar um câncer. Heloisa quis falar de momentos de dor e dificuldade com humor e leveza e, principalmente, como podemos superar tudo com o riso e alto astral. O espetáculo estreou em 2021 em Lisboa e depois viajou por algumas cidades portuguesas. A estreia no Brasil foi em 2022, em São Paulo. Depois a turnê passou por Salvador/BA e Brasília/DF, chegando ao Rio de Janeiro em 2023 e mais uma vez na capital paulista. A turnê deste ano, após Recife, continua por João Pessoa/PB, Maceió/AL, São Luís/MA, Campo Grande/MS, Brasília e Vitória/ES.
O espetáculo começa com a atriz vindo do fundo da plateia, caminhando até o palco. A palestra, assim, já teve seu início e a personagem pede a participação dos espectadores. O palco não tem cenário, somente um letreiro num dos lados, T Adoro, e um grande telão ao centro, que exibe algumas imagens que auxiliam a narrativa.
Nesta parte inicial, a palestrante faz um resumo de sua vida. Nascida Doroteia das Dores e com pais muito diferentes, ela sofre bullying, da infância à fase adulta e é infeliz. No entanto, consegue reverter a situação e nasce Tia Adoro, que passa a transmitir sua experiência de vida como exemplo de superação. Tudo com humor e diversão. A plateia embarca nas brincadeiras propostas até o desfecho, com muita participação e euforia. Pronto, o objetivo da palestrante/autora e atriz se realiza: o riso como terapia, sublimando os dissabores da vida.
A fórmula do espetáculo é a mesma dos shows de stand up que fazem muito sucesso atualmente pelo país, ou seja, o comediante sozinho no palco discorrendo sobre sua experiência. No caso de Périssé, o centro do palco é ocupado pela hilária personagem. Confesso que não é o meu estilo preferido de espetáculo, principalmente no momento que a palestrante propõe exercícios de auto ajuda. Porém, é incontestável o carisma de Heloisa Périssé e como ela conquista os espectadores.
Roteiro:
A Iluminada. Texto: Heloisa Périssé. Colaboração: Alex Lerner. Direção: Mauro Farias. Cenografia: Clívia Cohen. Figurino: Raquel Farias. Iluminação: Paulo Cesar Medeiros. Programação visual, vídeos/conteúdo: Mauricio Tavares. Trilha sonora: Max Vianna e Heloisa Périssé. Fotografia: Viviane D’Avilla. Produção: Filomena Mancuzo e Heloisa Périssé.
Serviço:
Teatro do Parque, Rua do Hospício, 81, tel 81 3200-0000. Sessões: 06 e 07 de abril. Duração: 70 min. Classificação: 12 anos. Turnê: João Pessoa/PB, Maceió/AL, São Luís/MA, Campo Grande/MS, Brasília e Vitória/ES.
Deixe comentário