De Maurício Mellone em fevereiro 28, 2024
Para abrir as comemorações que dão visibilidade ao Dia Internacional da Mulher, acontece de 1º a 22 de março o 4º Festival de Teatro Rosa dos Ventres, com apresentações de teatro, performances e cinema, além de debates e oficinas. Recife e diversas cidades do interior de Pernambuco serão palco das apresentações, que nesta edição tem como tema Mulher, Corpo, Território: Julieta presente!, numa homenagem a Julieta Inês Hernández Martinez, conhecida como Palhaça Jujuba, que no ano passado foi atropelada e morta quando viajava de bicicleta pelo estado do Amazonas.
Com a missão de reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser, o festival — um ideia da psicóloga, atriz e diretora teatral Hilda Torres — combate a todas as formas de violência e reforça a luta pela equidade de gênero.
O Festival de Teatro Rosa dos Ventres tem como propósito acolher todas as mulheres (trans, cis, plurais, de todas as formas e idades), jogando luz no protagonismo das artistas e reconhecendo a arte como instrumento de disseminação de mensagens, conhecimento, educação, libertação e fortalecimento do ser mulher em sociedade.
“Os dados de violência contra a mulher no Brasil são inaceitáveis, totalmente revoltantes. Contudo, nutrimos a certeza de que podemos colaborar através da arte. Acreditamos ser fundamental garantir cada vez mais espaços de protagonismo, equidade e independência da mulher em nossa sociedade. O palco também é lugar de voz e fala, de visibilidade e protagonismo para todas nós mulheres”, afirma Hilda Torres.
A abertura oficial do evento será neste sábado, dia 02, a partir das 18h, no Teatro Apolo. Quem dá início às apresentações é Gilvania Sabino com o ritual Bênção da Benzedeira, seguida da cerimônia em celebração às 13 mulheres homenageadas desta edição. Depois quem sobe ao palco é Renna Costa apresentando o musical Ser Tão Cygana, com a participação da DJ Synesthezk + Marilhona.
O festival terá performances artísticas, com apresentações compostas exclusivamente por mulheres, acontecendo a cada duas horas em uma cidade distinta de Pernambuco. Haverá ainda mais de dez espetáculos teatrais, exibição de filmes, debates e oficinas com ingressos gratuitos. Confira toda a programação na página do Instagram do festival.
Roteiro:
4º Festival de Teatro Rosa dos Ventres. De 1º a 22 de março, no Recife e cidades do interior. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (pessoas trans têm acesso livre).
Mais informações: Instagram @festivalrosadosventres,
Fotos: divulgação.
Deixe comentário