Festival Internacional de Curtas: versão on line grátis de 20 a 30/08

De em agosto 19, 2020

Festival é considerado um dos maiores do mundo dedicado ao curta-metragem

 

Em tempos de pandemia da Covid-19, com cinemas, teatros e casas de espetáculos fechados, os produtores culturais estão criando fórmulas alternativas para manter os eventos em plena atividade. É o caso do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que em sua 31ª edição será totalmente on line e gratuita.

 

A mostra, que acontece de 20 a 30 de agosto, com acesso em todo o país, trará 212 filmes de 46 países. Os filmes estreiam às 19h e permanecem no ar por 24 horas.  A programação do festival é dividida em sete segmentos: Mostra Limite, com curtas experimentais e de reinvenção, Mostra InternacionalMostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, com 40 filmes premiados de 12 estados e do Distrito Federal, Mostra InfantojuvenilProgramas Especiais e Atividades Paralelas. Os filmes, lives e demais atividades do Festival são acessíveis pelo site kinoforum ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast).

Zita Carvalhosa: criadora e diretora do evento

 

Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos do mundo dedicados ao curta-metragem, o festival deste ano, além da apresentação dos 212 filmes, exibirá projetos desenvolvidos durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Estão programados ainda encontros, debates, seminário, masterclass, atividades de formação e happy hours.
Para a criadora e diretora do Festival, esta edição on line exigiu esforço redobrado da equipe e dos parceiros:

 

 

 

 

“Com o processo de seleção iniciado em maio, partimos para desenhar a edição on line, buscando uma navegação prazerosa para exibir mais de duas centenas de curtas-metragens. O esforço maior foi buscar, na versão virtual, o ambiente do evento, com os encontros entre o público e os cineastas. Para tal, buscamos uma parceria que aceitasse a premissa de construir uma plataforma desenhada para um festival com programação dinâmica e com a possibilidade de apresentar sessões de filmes e garantir as trocas entre as pessoas. A exibição nessas novas telas veio para somar, mesmo quando a crise sanitária tiver passado”, afirma Zita Carvalhosa.

 

 

 

 

O colírio do Corman me deixou doido demais, de Ivan Cardoso

 

Da Mostra Limite dedicada à experimentação e invenção destaque para o premiado Serial paralallels (Hong Kong/Alemanha), dirigido por Max Hattler, Formas concretas de resistência (Reino Unido) do cineasta experimental Nick Jordan e o brasileiro O colírio do Corman me deixou doido demais, de Ivan Cardoso.

 

 

 

 

 

Nimic de Yorgos Lanthinos

 

Dos 41 filmes estrangeiros presentes na Mostra Internacional, os destaques ficam para A Queda (Reino Unido/EUA), de Jonathan Glazer, o premiado no Festival de Sundance E daí, se o rebanho morrer? (França/Marrocos), de Sofia Alaoui e Nimic (Alemanha), do diretor Yorgos Lanthinos.

 

 

 

 

Os anéis da serpente de Edison Cájas

 


Das 15 produções da Mostra Latino-Americana representando Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, destaque para Os anéis da serpente (Chile) de Edison Cájas, Mamapara/Mãe chuva (Peru) do diretor Alberto Flores Vilca e As partículas (Argentina) de Malena Vain.

 

 

 

 

 

Perifericu: melhor curta no Festival Mix Brasil

 

A mostra Programas Brasileiros com 56 filmes é subdividida em três outras mostras (Competitiva, Mostra Brasil e Oficinas). Destaque para o premiado pelo público no Festival Mix Brasil Perifericu, direção coletiva de Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda, Alfazema de Sabrina Fidalgo com as atrizes Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer  e Nosso amor vai embora dirigido por Cláudia Priscilla e Mariana Lacerda, documentário sobre o cineasta Hilton Lacerda.

 

 

 

My beloved co-wife de Angèle Diabang

 

 

 

A mostra Programas Especiais é constituída de programas organizados e produzidos pelo comitê de organização do festival e curadores convidados. Em Novas Áfricas são 13 obras de países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia; destaque para My beloved co-wife (Senegal), de Angèle Diabang. Há ainda produções nas mostras Experimenta e Mercosul em Curtas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Superbot de Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy

 

A mostra Infantojuvenil é dividida em quatro programas, com destaque para Superbot (França) de Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy, Corredores do deserto (Austrália) de Aleksandar Vuksanovic, o brasileiro Difícil é não brincar (MG) de Papoula Bicalho e O clube (Argentina) do diretor Emiliano Martinez.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:
31ºFestival Intern. de Curtas-metragens de São Paulo/Curta Kinoforum

Versão on line, gratuita, de 20 a 30 de agosto de 2020. Acesso: kinoforum.org.br ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast)

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação

 

 

Marcos Zaccharias Publicitário
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Tório 2

4 Comentários

Dinah Sales de Oliveira

agosto 19, 2020 @ 16:38

Resposta

Ok, vamos falando!

bjs,
Dinah

Maurício Mellone

agosto 20, 2020 @ 14:30

Resposta

hoje recebi o release do Panorama do Cinema Suíço: farei nota tb!
Bjs

Dinah Sales de Oliveira

agosto 19, 2020 @ 15:51

Resposta

Oba, temos um longa programação de curtas, né, Maurício!!!
Fui algumas vezes ao Sesc, palco querido dessa mostra que a Zita Carvalhosa organiza há tanto tempo.
Vou me programar aqui, porque também vai ter o panorama do cinema suíço (que começa no dia 27).
Bom que vc já destacou alguns, vou me guiar pelas suas informações.

bjs.

Maurício Mellone

agosto 19, 2020 @ 16:33

Resposta

Dinah, festival é sempre uma infinidade de filmes, a gente se perde! rsrsr
Este de curtas-metragens são 212, de 46 países; só do Brasil são 56 filmes.
A seleção que fiz pode ajudar, mas são muitos!!!!
Depois comentamos sobre o evento
bjs

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: