Gaslight – uma relação tóxica: peça volta à cidade em curta temporada

De em setembro 19, 2024

 

Giovani Tozi e Érica Montanheiro interpretam o casal em crise, Jack e Bella

 

 

Em turnê pelo país, a comédia de suspense Gaslight – uma relação tóxica está de volta a São Paulo para uma curtíssima temporada no Teatro Itália: só até este domingo, dia 22/09.

Último trabalho dirigido por Jô Soares, em parceria com Maurício Guilherme, o espetáculo é recheado de suspense, mistério e humor e mostra o relacionamento de um casal em crise. Jack, vivido por Giovani Tozi, é muito ciumento e acusa a Bella, papel de Érica Montanheiro, de ser infiel. Amparada pela governanta Elizabeth (Mila Ribeiro) e pela jovem empregada Nancy (Maria Joana), Bella é apresentada ao inspetor Ralf (Gustavo Merighi), que desvenda as artimanhas criadas por Jack para enlouquecer a esposa.

 

 

 

 

 

 

Elenco: Maria Joana, Giovani, Érica, Gustavo Merighi e Mila Ribeiro

 

 

 

Em 1938 Patrick Hamilton escreveu esta peça, que ganhou versão para o cinema em 1944; com o título no Brasil de À meia luz, o filme tem direção de George Cukor e Ingrid Bergman e Charles Boyer interpretam o casal em crise. O texto da montagem atual foi traduzido e adaptado por Jô Soares e Matinas Suzuki Jr.

 

 

 

 

 

 

 

 

Direção: Jô Soares e Maurício Guilherme

A trama central é sobre a relação tóxica vivida entre Bella e Jack, tema atual e de extrema gravidade. No entanto, o enredo é tratado com humor e certa leveza. No início o casal transparece viver em harmonia, mas aos poucos o marido começa a mostrar sua insegurança e a acusar a esposa de infidelidade. Para isto, ele diz que Bella anda com esquecimentos, além de perder alguns objetos de valor, como relógios e joias. Tudo isto com a intenção de deixá-la nervosa e com a impressão que está enlouquecendo. A velha governanta sabe que a patroa está sendo injustiçada e resolve ajudá-la, apresentando o inspetor de polícia. Ele inicia as investigações e consegue desvendar os mistérios que ocorrem na velha mansão. É desta forma que Bella desmascara o marido e retoma seu equilíbrio emocional.

 

 

 

 

 

 

 

Inspetor (Merighi) desvenda mistérios

O clima de mistério e suspense, com truques e artimanhas de Jack, é envolto em graça e humor, marcas do saudoso Jô Soares. O enredo tornar-se ainda mais envolvente graças à trilha sonora original de Ricardo Severo e a sensível iluminação de César Pivetti, além do criativo cenário de Marco Lima; destaque ainda para os figurinos de Karen Brusttolin.

O elenco está em sintonia, com cada um podendo mostrar seu talento. Destaque para Érica Montanheiro e Giovani Tozi, que transparecem as várias nuances psíquicas de Bella e Jack; Gustavo Merighi também dá verossimilhança ao policial e Mila Ribeiro e Maria Joana se destacam pelo toque de humor e leveza. Nos agradecimentos finais, Érica ressalta que nem sempre o final da peça é o que se vê na realidade e reforça a necessidade de denúncia à polícia de abuso e violência doméstica.

 

 

 

 

Roteiro:
Gaslight – uma relação tóxica
. Texto: Patrick Hamilton. Tradução e adaptação: Jô Soares e Matinas Suzuki Jr. Direção: Jô Soares e Mauricio Guilherme. Elenco: Érica Montanheiro, Giovani Tozi, Gustavo Merighi, Maria Joana e Mila Ribeiro. Direção de produção: Priscila Prade e Giovani Tozi. Produção Executiva: Dani Agarelli. Figurino: Karen Brusttolin. Cenografia: Marco Lima. Iluminação: César Pivetti. Trilha sonora: Ricardo Severo. Fotografia: Priscila Prade.

Serviço:
Teatro Itália (292 lugares), Avenida Ipiranga, 344, tel 11 5468-8382. Horários: de quinta a sábado às 20h e domingo às 19h. Ingressos: R$ 80 e R$ 40. Vendas: Sympla e na bilheteria. Duração: 100 min. Classificação: 12 anos. Temporada: até 22 de setembro. 

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

    Deixe uma sugestão

    Indique um evento

      Indique um evento

      Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: