Janeiro de Grandes Espetáculos: festival completa 30 anos

De em janeiro 12, 2024

 

Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco: até 31/01 no Recife

 

 

Recife está em festa. Tudo porque acontece até o dia 31 de janeiro a trigésima edição do Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, Janeiro de Grandes Espetáculos. Serão mais de 80 atrações, espalhadas por diversos teatros da cidade, sendo 42 peças adultas, 12 infantis, 7 espetáculos de circo, 20 shows musicais. São obras de companhias pernambucanas e de 11 outros estados, além de 5 produções estrangeiras.

 

 

“O Janeiro de Grandes Espetáculos é um instrumento democrático, agregador, eclético, plural e político, formador e transformador. Pretendemos fazer desta edição uma grande comemoração. Para se manter em cartaz por três décadas, um festival nascido em Pernambuco exige trabalho, dedicação e paixão, numa mistura temperada com cuidado e perseverança para que a cultura viva, sobreviva e se reinvente”, celebra Paulo de Castro, produtor-geral do evento.

 

 

 

Lia de Itamaracá, uma das homenageadas

 

 

A edição deste ano do JGE presta homenagem a quatro artistas, representando cada segmento do festival. São eles, a cirandeira e patrimônio vivo pernambucano Lia de Itamaracá (categoria Música), a atriz Fabiana Karla (Teatro), Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo) e a passista Zenaide Bezerra (Dança). Além dos homenageados, a comissão de seleção do festival ofertou a menção honrosa ao jornalista, dramaturgo e diretor Manoel Constantino por seus 50 anos dedicado ao teatro, à Cia Fiandeiros de Teatro pelos 20 anos de existência e para o Grupo Experimental de Dança, que há 30 anos faz uma crônica do Recife em suas obras.

 

 

 

 

 

 

 

 

Cúmplices- Transgressões de um Ricardo III

 

 

 

Um dos grandes destaques de teatro no festival deste ano teve sua estreia ontem, no Teatro de Santa Isabel. Trata-se de Cúmplices- Transgressões de um Ricardo III, produção assinada em parceria entre Paulo de Castro Produções aqui do Recife, PIANE de Salvador/BA e Recife e Malazartes de Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

A trama narra as contradições de dois artistas que devem representar a obra de William Shakespeare, Ricardo III. O público é convidado a subir ao palco, onde as cenas se desenrolam. Ao texto original são inseridas múltiplas propostas e sugestões dos atores, fruto de suas próprias contradições. Nestas inserções ao famoso texto do bardo britânico, os atores provocam os espectadores a refletir sobre o poder e suas entranhas, além de jogar luz sobre os riscos da cumplicidade com radicalismos dos poderosos.

 

 

 

Cúmplices: atuações marcantes

 

A montagem aproxima muito o jogo cênico dos espectadores (atores e público estão no palco), inevitável a simbiose que se cria. Destaque para a interpretação visceral de Fabiana Pirro e de João Guisande, que também dirige o espetáculo. Figurinos também devem ser ressaltados. Depois da estreia de ontem, a peça volta a se apresentar hoje (sexta, dia 12) e amanhã (sábado, dia 13), no Sesc Santo Amaro, Teatro Marco Camarotti. Não percam.

 

 

 

 

 

 

 

 

Roteiro:
Cúmplices – Transgressões de um Ricardo III. Concepção, dramaturgia e cenografia: Moncho Rodriguez. Direção: João Guisande e Moncho Rodriguez. Elenco: Fabiana Pirro e João Guisande. Trilha sonora e fotografia: Narciso Fernandes. Figurinos: Marília Castro e Moncho Rodriguez. Produção: Paulo de Castro Produções e PIANE.
Serviço:
Sesc Santo Amaro, Teatro Marco Camarotti, Rua Treze de Maio, 455, tel 3216-1728. Horários: 12 e 13/01, às 20h. Ingressos: R$ 60 e R$ 30.  Duração: 80 min. Classificação: 14 anos.

 

 


Serviço: 30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco De 9 a 31 de janeiro de 2024 Programação no site:  www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge

 


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: