De Maurício Mellone em janeiro 12, 2024
Recife está em festa. Tudo porque acontece até o dia 31 de janeiro a trigésima edição do Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco, Janeiro de Grandes Espetáculos. Serão mais de 80 atrações, espalhadas por diversos teatros da cidade, sendo 42 peças adultas, 12 infantis, 7 espetáculos de circo, 20 shows musicais. São obras de companhias pernambucanas e de 11 outros estados, além de 5 produções estrangeiras.
“O Janeiro de Grandes Espetáculos é um instrumento democrático, agregador, eclético, plural e político, formador e transformador. Pretendemos fazer desta edição uma grande comemoração. Para se manter em cartaz por três décadas, um festival nascido em Pernambuco exige trabalho, dedicação e paixão, numa mistura temperada com cuidado e perseverança para que a cultura viva, sobreviva e se reinvente”, celebra Paulo de Castro, produtor-geral do evento.
A edição deste ano do JGE presta homenagem a quatro artistas, representando cada segmento do festival. São eles, a cirandeira e patrimônio vivo pernambucano Lia de Itamaracá (categoria Música), a atriz Fabiana Karla (Teatro), Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo) e a passista Zenaide Bezerra (Dança). Além dos homenageados, a comissão de seleção do festival ofertou a menção honrosa ao jornalista, dramaturgo e diretor Manoel Constantino por seus 50 anos dedicado ao teatro, à Cia Fiandeiros de Teatro pelos 20 anos de existência e para o Grupo Experimental de Dança, que há 30 anos faz uma crônica do Recife em suas obras.
Um dos grandes destaques de teatro no festival deste ano teve sua estreia ontem, no Teatro de Santa Isabel. Trata-se de Cúmplices- Transgressões de um Ricardo III, produção assinada em parceria entre Paulo de Castro Produções aqui do Recife, PIANE de Salvador/BA e Recife e Malazartes de Portugal.
A trama narra as contradições de dois artistas que devem representar a obra de William Shakespeare, Ricardo III. O público é convidado a subir ao palco, onde as cenas se desenrolam. Ao texto original são inseridas múltiplas propostas e sugestões dos atores, fruto de suas próprias contradições. Nestas inserções ao famoso texto do bardo britânico, os atores provocam os espectadores a refletir sobre o poder e suas entranhas, além de jogar luz sobre os riscos da cumplicidade com radicalismos dos poderosos.
A montagem aproxima muito o jogo cênico dos espectadores (atores e público estão no palco), inevitável a simbiose que se cria. Destaque para a interpretação visceral de Fabiana Pirro e de João Guisande, que também dirige o espetáculo. Figurinos também devem ser ressaltados. Depois da estreia de ontem, a peça volta a se apresentar hoje (sexta, dia 12) e amanhã (sábado, dia 13), no Sesc Santo Amaro, Teatro Marco Camarotti. Não percam.
Roteiro:
Cúmplices – Transgressões de um Ricardo III. Concepção, dramaturgia e cenografia: Moncho Rodriguez. Direção: João Guisande e Moncho Rodriguez. Elenco: Fabiana Pirro e João Guisande. Trilha sonora e fotografia: Narciso Fernandes. Figurinos: Marília Castro e Moncho Rodriguez. Produção: Paulo de Castro Produções e PIANE.
Serviço:
Sesc Santo Amaro, Teatro Marco Camarotti, Rua Treze de Maio, 455, tel 3216-1728. Horários: 12 e 13/01, às 20h. Ingressos: R$ 60 e R$ 30. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos.
Serviço: 30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco De 9 a 31 de janeiro de 2024 Programação no site: www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge
Deixe comentário