Macbeth: clássico de Shakespeare em nova montagem

De em julho 8, 2010

No encarte da peça, o diretor Aderbal Freire Filho diz que é “uma oportunidade rara ter uma peça de Shaskespeare perto de casa, na nossa cidade”. Nada mais verdadeiro do que isso, ainda mais quando se trata do clássico Macbeth, em cartaz no Sesc Pinheiros. Nos idos de 1992, nós paulistanos tivemos a grata satisfação de contar com duas montagens desse clássico na cidade. A primeira, sob a tutela de Antunes Filho, Luiz Melo e Samantha Monteiro viviam o casal Macbeth. Na outra montagem, Antonio Fagundes e Vera Fisher interpretaram os sanguinários protagonistas da peça de Shakespeare, dirigidos por Ulysses Cruz.
A obra de Shaskespeare, independente do período histórico em que foi escrita, revela a alma humana, com todas as suas virtudes, vilanias, amores, desejos e vícios. Em Macbeth todos esses ingredientes estão realçados, com a ambição e a gana pelo poder do casal protagonista.
Para se chegar ao trono, Macbeth, insuflado pela esposa Lady, não mede esforços e a matança é o seu mote. O castelo onde vive o casal é o palco das maiores atrocidades, desde o assassinato de Duncan, rei da Escócia, até a batalha final em que Macbeth finalmente é morto.
Aderbal Freire optou por fazer de quatro grandes mesas o cenário central de sua montagem. Nelas acontecem desde o chá das bruxas que profetizam a trajetória do valente general Macbeth, os jantares da nobreza até batalhas e lutas mortais. Toalhas viram estandartes de guerra ou bandeiras das nações.
Para nós paulistas, outra raridade é ter Renata Sorrah nos palcos. E dessa vez ela aparece para dar vida à ambiciosa Lady Macbeth, que é a primeira a insuflar o marido para usurpar o trono real. Logo depois de empossados como monarcas, Lady é corroída pelo remorso, perde a razão e morre só e ensimesmada. Renata brilha mais uma vez, com a composição desse personagem tão rico de emoções.


Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: