De Maurício Mellone em agosto 31, 2015
Um ator carismático, um texto leve, divertido e uma pitada de alegria e música na condução da trama. Estes os ingredientes da comédia de Paulo Emilio Lisboa Não sou bistrô — em cartaz no Teatro Viradalata até o final de setembro, liderada por Fulvio Stefanini e com direção de seu filho Léo Setefanini.
O enredo mostra o grande chef Marguerita (Fulvio) à frente daquele que é considerado o mais importante restaurante de Barcelona, na Espanha. O estresse do dia a dia e a pressão de clientes muito exigentes irritam o chef, que passa mal e depois de hospitalizado é aconselhado pelos médicos a reduzir a carga de trabalho para evitar maiores problemas com o coração. A partir daí ele começa a procurar quem irá substituí-lo no restaurante e as confusões e disputas entre Penelope (Renata Fasanella) e Henry (Paulo Emilio Lisboa), promissores cozinheiros, conduzem a comédia.
Num momento em que o mundo da gastronomia está em alta, tanto com o reconhecimento dos grandes chefs e seus restaurantes, como o sucesso de programas de televisão sobre o tema (em especial os do tipo reality show com disputas entre os participantes), a comédia de Paulo Emílio vem a calhar, pois mostra, de forma engraçada, os bastidores de um restaurante famoso e badalado.
“Este projeto nasceu da minha paixão por teatro e pela gastronomia. Como sou descendente de italiano, espanhol e português (povos que adoram comer e beber bem), estas raças estão de uma maneira ou de outra estampadas na minha peça”, explica o autor, que interpreta um dos cozinheiros que disputa a vaga do chef.
A trama não apresenta maior densidade ou grandes conflitos. As disputas entre os dois concorrentes a chef, sempre com trapalhadas e confusões, é que dominam a cena. Chama a atenção a mise en scène (encenação), em que os atores em coreografia animada representam o cotidiano de um restaurante; o ator Tom Prado também merece destaque, com suas cenas de plateia. E o carisma de Fulvio Stefanini faz toda a diferença: seu domínio da comédia faz com que o publico se envolva e se divirta.
Fotos: Ton Prado
Deixe comentário