Sob Pressão Plantão Covid: série homenageia profissionais de saúde

De em outubro 14, 2020

Marjorie Estiano e Júlio Andrade, como Carolina e Evandro, protagonizam os episódios

 

Num ano em que a humanidade se depara com uma pandemia que já matou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo — no país mais de 150 mil vítimas —, a série da Rede Globo, Sob Pressão Plantão Covid, exibiu neste mês (dia 6/10 e ontem, 13/10) dois episódios especiais dedicados à pandemia da Covid-19.

 

Com direção artística de Andrucha Waddington e redação final de Lucas Paraizo, a trama dos episódios se passa num hospital de campanha montado especialmente para atender pacientes contaminados pelo coronavírus. Assim como vem ocorrendo em todo o mundo, com as equipes médicas sendo infectadas, na ficção o médico Evandro, interpretado por Júlio Andrade, também sofre dos graves sintomas da Covid-19 e precisa ser internado na UTI. A equipe liderada pelos médicos Décio (Bruno Garcia), Carolina (Marjorie Estiano), Charles (Pablo Sanábio), Mauro (Davi Jr) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues) se dividem entre os milhares de pacientes e o drama do companheiro Evandro.

 

 

 

 

Dr. Evandro (Júlio) se contamina e é internado na UTI

Como nas outras três temporadas exibidas em 2017, 2018 e no ano passado, a série Sob Pressão procura estar muito próxima da realidade da saúde pública do país: além de atender de forma universal a população por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a equipe se vê diante de mazelas, como falta de equipamentos, de material básico e até de medicamentos. E o pior das chagas do Brasil: a corrupção, seguida de desvios de verbas. Nos especiais sobre Covid os autores denunciam novamente a desfaçatez de políticos que, mesmo com o horror da pandemia que registra imenso número de casos e de óbitos, continuam a fraudar contratos de compras de equipamentos. No caso da série, respiradores, essenciais aos pacientes internados na UTI, foram comprados, mas outro tipo de equipamento foi entregue.

 

 

A pandemia abalou e continua a abalar o cotidiano de todas as pessoas, nos cinco continentes. Infelizmente ninguém passou imune a tamanha tragédia. A série não podia deixar de registrar este grave problema de saúde pública porque passa a humanidade neste ano. Segundo o autor, eles desejavam um tom diferenciado da cobertura jornalística:

 

 


“A gente tinha de colocar esta pandemia, esta crise sanitária na nossa história. Mas queríamos nos distanciar do jornalismo. Queríamos dar um olhar diferente, levar uma visão mais humana sobre o tema. Sob Pressão Plantão Covid faz com que o público tenha um olhar diferenciado para os profissionais de saúde”, afirma Lucas Paraizo.

 

 

 

Equipe do programa: figurino como os utilizados nos hospitais de campanha

Os casos retratados nestes episódios provocam comoção, desde o velho músico que após a morte da esposa se isola e não quer ser tratado, os irmãos que são internados e estão em estágios diferentes da doença, o idoso internado e que a esposa não arreda o pé da porta do hospital, até o caso do médico que se contamina durante o plantão e precisa se submeter a uma cirurgia.

Os episódios contaram com a participação especial, dentre outros, de Marcos Caruso, Drica Moraes, Stepan Nercesian, Kelcy Ecard, Fabíula Nascimento, Ravel Andrade e Marcelo Mello Jr. No entanto, o grande destaque da série fica novamente para a sensível interpretação de Marjorie Estiano e Júlio Andrade, que no papel do casal Carolina e Evandro, transmitem uma gama de emoções que muitas pessoas em todo o mundo  vivem com esta pandemia. Para coroar a série, o último episódio é encerrado com uma justa homenagem a todos os profissionais de saúde, por meio da canção Sob Pressão, composta especialmente para o programa por Gilberto Gil e Ruy Guerra, na voz de Gil e Chico Buarque. O clipe é emocionante, confira:

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação Rede Globo

Tório 2
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: