Sob Pressão Plantão Covid: série homenageia profissionais de saúde

De em outubro 14, 2020

Marjorie Estiano e Júlio Andrade, como Carolina e Evandro, protagonizam os episódios

 

Num ano em que a humanidade se depara com uma pandemia que já matou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo — no país mais de 150 mil vítimas —, a série da Rede Globo, Sob Pressão Plantão Covid, exibiu neste mês (dia 6/10 e ontem, 13/10) dois episódios especiais dedicados à pandemia da Covid-19.

 

Com direção artística de Andrucha Waddington e redação final de Lucas Paraizo, a trama dos episódios se passa num hospital de campanha montado especialmente para atender pacientes contaminados pelo coronavírus. Assim como vem ocorrendo em todo o mundo, com as equipes médicas sendo infectadas, na ficção o médico Evandro, interpretado por Júlio Andrade, também sofre dos graves sintomas da Covid-19 e precisa ser internado na UTI. A equipe liderada pelos médicos Décio (Bruno Garcia), Carolina (Marjorie Estiano), Charles (Pablo Sanábio), Mauro (Davi Jr) e a enfermeira Marisa (Roberta Rodrigues) se dividem entre os milhares de pacientes e o drama do companheiro Evandro.

 

 

 

 

Dr. Evandro (Júlio) se contamina e é internado na UTI

Como nas outras três temporadas exibidas em 2017, 2018 e no ano passado, a série Sob Pressão procura estar muito próxima da realidade da saúde pública do país: além de atender de forma universal a população por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), a equipe se vê diante de mazelas, como falta de equipamentos, de material básico e até de medicamentos. E o pior das chagas do Brasil: a corrupção, seguida de desvios de verbas. Nos especiais sobre Covid os autores denunciam novamente a desfaçatez de políticos que, mesmo com o horror da pandemia que registra imenso número de casos e de óbitos, continuam a fraudar contratos de compras de equipamentos. No caso da série, respiradores, essenciais aos pacientes internados na UTI, foram comprados, mas outro tipo de equipamento foi entregue.

 

 

A pandemia abalou e continua a abalar o cotidiano de todas as pessoas, nos cinco continentes. Infelizmente ninguém passou imune a tamanha tragédia. A série não podia deixar de registrar este grave problema de saúde pública porque passa a humanidade neste ano. Segundo o autor, eles desejavam um tom diferenciado da cobertura jornalística:

 

 


“A gente tinha de colocar esta pandemia, esta crise sanitária na nossa história. Mas queríamos nos distanciar do jornalismo. Queríamos dar um olhar diferente, levar uma visão mais humana sobre o tema. Sob Pressão Plantão Covid faz com que o público tenha um olhar diferenciado para os profissionais de saúde”, afirma Lucas Paraizo.

 

 

 

Equipe do programa: figurino como os utilizados nos hospitais de campanha

Os casos retratados nestes episódios provocam comoção, desde o velho músico que após a morte da esposa se isola e não quer ser tratado, os irmãos que são internados e estão em estágios diferentes da doença, o idoso internado e que a esposa não arreda o pé da porta do hospital, até o caso do médico que se contamina durante o plantão e precisa se submeter a uma cirurgia.

Os episódios contaram com a participação especial, dentre outros, de Marcos Caruso, Drica Moraes, Stepan Nercesian, Kelcy Ecard, Fabíula Nascimento, Ravel Andrade e Marcelo Mello Jr. No entanto, o grande destaque da série fica novamente para a sensível interpretação de Marjorie Estiano e Júlio Andrade, que no papel do casal Carolina e Evandro, transmitem uma gama de emoções que muitas pessoas em todo o mundo  vivem com esta pandemia. Para coroar a série, o último episódio é encerrado com uma justa homenagem a todos os profissionais de saúde, por meio da canção Sob Pressão, composta especialmente para o programa por Gilberto Gil e Ruy Guerra, na voz de Gil e Chico Buarque. O clipe é emocionante, confira:

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: divulgação Rede Globo

Favo do Mellone
Site Aplauso Brasil, especializado em Teatro
Favo do Mellone

Deixe comentário

Deixe uma sugestão

Deixe uma sugestão

Indique um evento

Indique um evento

Para sabermos que você não é um robô, responda a pergunta abaixo: